Nobel de Medicina premia pesquisa sobre a evolução humana
O cientista sueco Svante Pääbo foi anunciado nesta segunda-feira (3) como o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina. Segundo a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo, o especialista em genética evolucionária levou o prêmio por suas descobertas relacionadas ao genoma de extintos hominídeos e a evolução humana...
O cientista sueco Svante Pääbo (foto) foi anunciado nesta segunda-feira (3) como o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina. Segundo a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo, o especialista em genética evolucionária levou o prêmio por suas descobertas relacionadas ao genoma de extintos hominídeos e a evolução humana.
Pääbo liderou o desenvolvimento de novas técnicas que permitiram elaborar uma comparação entre o genoma dos humanos modernos e o de outros hominídeos, como os neandertais.
“As descobertas inovadoras de Svante Pääbo forneceram novos conhecimentos importantes sobre nossa história evolutiva”, disse Anna Wedell, presidente do Comitê do Nobel.
Embora os ossos neandertais tenham sido descobertos pela primeira vez em meados do século XIX, os cientistas só conseguiram entender completamente as ligações entre as espécies desvendando o seu DNA.
“Pääbo e sua equipe também descobriram surpreendentemente que o fluxo gênico ocorreu dos neandertais ao Homo sapiens, demonstrando que eles tiveram filhos juntos durante os períodos de coexistência”, acrescentou Wedell.
O cientista é filho do bioquímico Sune K Bergström, que recebeu o Nobel de Medicina em 1982 por sua pesquisa sobre as prostaglandinas, substâncias similares a hormônios que regulam vários processos no organismo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)