No G20, Lula diz que grupo não corrigiu “equívocos do neoliberalismo”
Em discurso no encerramento da Cúpula do G20, na Índia, o presidente Lula (foto) voltou a criticar o sistema financeiro internacional e disse...
Em discurso no encerramento da Cúpula do G20, na Índia, o presidente Lula (foto) voltou a criticar o sistema financeiro internacional e disse que a atuação do grupo foi insuficiente para corrigir o que ele chamou de “equívocos estruturais do neoliberalismo”.
“Há 15 anos, este grupo se consolidou como uma das principais instâncias de governança global. Nossa atuação conjunta nos permitiu enfrentar os momentos mais críticos, mas foi insuficiente para corrigir os equívocos estruturais do neoliberalismo”, afirmou.
Lula assumiu a presidência simbólica do G20 neste domingo (10), durante a Cúpula de Líderes do bloco, em Nova Délhi. A presidência brasileira começa oficialmente em dezembro.
No discurso, ele disse ainda que o bloco não pode “deixar que questões geopolíticas sequestrem a agenda de discussões das várias instâncias”.
A declaração sobre as “questões geopolíticas” está alinhada com a China e com a Rússia, que criticaram a discussão sobre a guerra na Ucrânia durante a cúpula de Nova Délhi.
No sábado, como mostramos, Lula afirmou que o G20 não é “o fórum apropriado” para discutir o conflito. Lula mencionou que a cúpula tem prioridade em discutir questões econômicas e que a Assembleia Geral da ONU, marcada para o próximo dia 19, seria o local apropriado para tentar tratar do fim do conflito.
Leia também: Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil para Cúpula do G20
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)