Nicarágua liberta 222 presos políticos para serem enviados aos EUA
A Nicarágua, comandada pelo ditador Daniel Ortega (foto), libertou hoje 222 presos políticos, incluindo políticos da oposição e líderes empresariais...
A Nicarágua, comandada pelo ditador Daniel Ortega (foto), libertou hoje 222 presos políticos, incluindo políticos da oposição e líderes empresariais. Eles foram colocados em um avião com destino aos EUA, segundo parentes dos detidos e relatos da imprensa.
Entre os presos estão pessoas que pretendiam concorrer contra Ortega nas eleições de 2021, mas foram detidas antes da votação. Com isso, o ditador obteve seu quarto mandato consecutivo. O regime de Ortega se notabilizou pela prisão de ativistas de direitos humanos e líderes cívicos, além do fechamento de cerca de 3.000 grupos não-governamentais.
Em meio à perseguição a opositores do ditador, a Justiça do país cassou indefinidamente os direitos políticos de 14 presos do país, de acordo com denúncia do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), que chamou a iniciativa de “aberração jurídica”. A sentença, emitida pela juíza Nadia Tardencilla, proíbe os alvos da decisão, por toda a vida, de concorrer em quaisquer eleições ou de exercer cargos públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)