Nicarágua formaliza pedido de saída da OEA após órgão não reconhecer vitória de Ortega
O governo de Daniel Ortega (foto) formalizou hoje o pedido de saída da Nicarágua da Organização dos Estados Americanos (OEA). A solicitação ocorreu após o órgão regional desconhecer a legitimidade das eleições de 7 de novembro que reelegeram o ditador para um quarto mandato....
O governo de Daniel Ortega (foto) formalizou hoje o pedido de saída da Nicarágua da Organização dos Estados Americanos (OEA). A solicitação ocorreu após o órgão regional desconhecer a legitimidade das eleições de 7 de novembro que reelegeram o ditador para um quarto mandato. Sete pré-candidatos da oposição foram presos.
Ao anunciar a decisão, o chanceler Denis Moncada acusou a OEA de intervencionismo e de ser controlada pelos Estados Unidos.
“Estamos renunciando e nos desassociando da Organização dos Estados Americanos. A OEA tem missão de facilitar a hegemonia dos Estados Unidos com seu intervencionismo sobre os países da América Latina”, afirmou em entrevista coletiva.
O pedido ocorre dias após a resolução aprovada pelo parlamento nicaraguense, de maioria governista, na qual os legisladores solicitaram ao presidente que denunciasse a Carta Democrática da OEA para retirar o país da organização.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)