Navio atacado por rebeldes Houthi transportava milho do Brasil para o Irã
Navio carregando milho do Brasil para o Irã foi atacado por rebeldes Houthi. Descubra mais sobre este incidente alarmante
No dia 12, um navio comercial foi alvo de ataque dos rebeldes Houthi no Mar Vermelho. A embarcação, de propriedade grega, transportava milho do Brasil para o Irã, de acordo com o Comando Central dos EUA e o Departamento de Estado.
Primeiro ataque a um navio com destino ao Irã
Aparentemente, este é o primeiro ataque de rebeldes Houthi a uma embarcação que se dirigia ao Irã, que apoia o grupo rebelde que atualmente controla partes do Iêmen. Os Houthi assumiram a responsabilidade pelo ataque, dizendo que se tratava de um navio norte-americano.
“Neste caso, parece que as atividades desestabilizadoras do Irã colocaram em perigo a segurança alimentar do povo iraniano”, disse um porta-voz do Departamento de Estado. A embarcação não está sujeita a sanções dos EUA, pois transportava milho, o que se enquadra numa exceção que cobre o fornecimento de alimentos, acrescentou o porta-voz.
A empresa proprietária do navio
O porta-voz afirmou também que a embarcação pertence à Star Bulk Carriers, uma “empresa de transporte marítimo global com sede na Grécia e proprietários parciais nos EUA”. O navio sofreu danos leves e não houve ferimentos à tripulação, segundo o Comando Central dos EUA.
“Os fluxos do Brasil representam a maior parte das importações de milho do Irã, com uma projeção de 4,5 milhões de toneladas para este ano”, detalhou.
Os Houthis e os seus alvos
Os rebeldes Houthi têm como alvo os navios que fazem entregas para Israel no Mar Vermelho, em resposta ao que chamam de “agressão” de Israel contra a região de Gaza. Apesar dos repetidos ataques contra armas houthi, o grupo rebelde apoiado pelo Irã prometeu continuar a atacar navios com ligações a Israel, aos EUA e ao Reino Unido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)