O discurso da filha de Alexei Navalny sobre princípios
O discurso da filha de Alexei Navalny, Dasha Navalnaya, circula pelas redes sociais no dia do funeral do crítico de Vladmitir Putin que morreu preso pela autocracia russa.
O discurso da filha de Alexei Navalny, Dasha Navalnaya, circula pelas redes sociais no dia do funeral do crítico de Vladimir Putin que morreu preso pela autocracia russa.
Dasha disse que o pai lhe ensinou a viver de acordo com princípios e que deu sua vida por ela, sua mãe, seu irmão Zakhar e pela Rússia.
“Todo mundo costuma dizer ‘meus pais são meus modelos’. No meu caso, isso é verdade.
Pai, você tem sido um exemplo para muitos pelo mundo. Seu otimismo e sorriso contagiante e sincero. Sua curiosidade e sede por novos conhecimentos. Sua incrível capacidade de encontrar uma linguagem comum a todos. Sagacidade. Senso de humor. Persistência. A capacidade de escolher palavras no momento certo (ou uma piada para relaxar todos em uma situação difícil). Sua bondade. Fé na bondade, em você mesmo, nas pessoas. Desde criança você me ensinou a viver de acordo com princípios. Viver com dignidade. Você deu sua vida por mim, por minha mãe, por Zakhar, pela Rússia, e eu prometo que viverei minha vida do jeito que você me ensinou, para deixá-lo orgulhoso e, o mais importante, com o mesmo sorriso brilhante no meu rosto.
Você sempre foi e sempre será meu exemplo. Meu herói. O meu pai.
Eu te amo muito. Descanse em paz.”
Mensagem de Yulia Navalnaya
A viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, também fez uma postagem em suas redes sociais em homenagem ao marido, sepultado hoje, 1 de março de 2024. Como legenda de um videoclipe que mostra momentos de Navalny como ativista político e em família, Yulia escreveu:
“Lyosha, obrigado por 26 anos de felicidade absoluta. Sim, mesmo nos últimos três anos, felicidade. Obrigada pelo amor, por sempre me apoiar, por me fazer rir mesmo na prisão, pelo fato de você sempre ter pensado em mim.
Não sei viver sem você, mas vou tentar deixar você aí em cima feliz por mim e orgulhoso de mim. Não sei se aguento ou não, mas vou tentar.
Com certeza nos encontraremos um dia. Eu tenho tantas histórias não contadas para você, e tenho tantas músicas salvas para você no meu telefone, estúpidas e engraçadas, em geral. Para ser sincera, músicas horríveis, mas são sobre nós, e eu realmente queria ver você ouvi-las, rir e depois me abraçar.
Te amo para sempre. Descanse em paz”.
“My Way”
Alexei Navalny foi enterrado ao som da canção “My Way”, de Frank Sinatra.
De acordo com um dos amigos próximos de Navalny, Leonid Volkov, essa era das músicas preferidas do político. O grupo de músicos presentes também tocou peças da banda sonora do Exterminador Implacável 2 porque, justificou Volkov, era para Navalny “o melhor filme de todos os tempos”.
Após uma breve cerimônia religiosa ortodoxa, o caixão é fechado, embora alguns gritem: “Deixe-me dizer adeus a ele, não o feche!” Do lado de fora, vários milhares de simpatizantes aplaudem quando o caixão do principal detrator de Vladimir Putin emerge. Alguns têm olhos úmidos e flores nas mãos. A emoção é palpável. Perto do cemitério de Borissovo, onde Alexei Navalny foi enterrado alguns momentos depois, as pessoas gritam: “Não te esqueceremos!”, “Perdoe-nos!”
Milhares de russos enfrentaram o medo e o frio para prestar as suas últimas homenagens a Alexei Navalny. O opositor de Vladimir Putin morreu numa prisão no Círculo Polar Ártico em circunstâncias obscuras. A polícia, muito numerosa, supervisionou rigorosamente o enterro. Foram contadas 91 pessoas presas em toda a Rússia por terem demonstrado a sua ligação a Alexeï Navalny.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)