Na ONU, Lula repete que o “Brasil está de volta”
Durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU, Lula voltou a dizer que o "Brasil está de volta"...
Durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU, Lula voltou a dizer que o “Brasil está de volta”.
“Nosso país está de volta para dar sua devida contribuição ao enfrentamento dos principais desafios globais. Resgatamos o universalismo na nossa política externa, marcada por diálogo respeitoso com todos. A comunidade internacional está mergulhada em um turbilhão crises múltiplas e simultâneas: a pandemia de Covid, crise climática e insegurança alimentar e energética, ampliada por crescentes tensões geopolíticas”, afirmou em seu discurso.
“A desigualdade está na raiz destes fenômenos ou atua para agravá-los”, acrescentou.
Quem marcou “neoliberalismo” no bingo do discurso de @LulaOficial na Assembleia Geral da ONU? https://t.co/xSvz0llXhV pic.twitter.com/r1N2LVn7bD
— O Antagonista (@o_antagonista) September 19, 2023
O petista repetiu boa parte dos discursos que se acostumou a fazer quase 20 anos atrás, atualizando a oratória a questões de momento, como mudanças climáticas e direitos das mulheres. Lula falou contra a fome, mas omitiu os fiascos de sua diplomacia presidencial.
Lula participa, nesta terça-feira (19), da abertura da 78ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Tradicionalmente, cabe ao presidente brasileiro fazer o primeiro discurso, seguido do presidente dos Estados Unidos.
Essa é a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU.
Na segunda (18), Lula participou de reuniões bilaterais com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)