Na ONU, Brasil é solidário a Putin
A Assembleia Geral da ONU aprovou há pouco uma resolução que culpa o governo de Vladimir Putin pela guerra na Ucrânia. Apesar de votar a favor do texto, o Brasil defendia uma proposta que sequer citava a Rússia. O representante brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, afirmou que seria melhor...
A Assembleia Geral da ONU aprovou há pouco uma resolução que culpa o governo de Vladimir Putin pela guerra na Ucrânia. Foram 140 votos a favor e cinco contra. Ainda houve 38 abstenções.
Apesar de votar a favor do texto, o Brasil defendia uma proposta que sequer citava a Rússia.
O representante brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho (foto), afirmou que seria melhor aprovar uma resolução proposta pela África do Sul, que focava apenas na recomendação de ajuda humanitária.
“Com certeza, preferíamos que apenas um texto estivesse diante de nós, negociado com todos os membros de forma transparente e inclusiva. Os dois textos tinham mensagens humanitárias diferentes, não se contradiziam. Lamentamos que a Assembleia-geral tenha se negado a votar a proposta.”
Segundo Costa Filho, a resolução aprovada não expressa a preocupação necessária com o aspecto humanitário.
“O texto atual não endereça a preocupação sobre a crise em curso, as consequências humanitárias sobre sanções em curso que afetará países, sobretudo os em desenvolvimento.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)