10.06.2022
Em cúpula, Bolsonaro cita Brasil como exemplo ambiental e defende “liberdade de expressão”
Durante seu discurso no plenário da Cúpula das Américas, Jair Bolsonaro defendeu a liberdade de expressão, tentou vender o Brasil como um exemplo de economia verde e ainda fez um aceno à sua base ideológica: ele condenou o aborto e disse que seu governo atua "em defesa da família"...
Durante seu discurso no plenário da Cúpula das Américas, Jair Bolsonaro defendeu a liberdade de expressão, tentou vender o Brasil como um exemplo de economia verde e ainda fez um aceno à sua base ideológica: ele condenou o aborto e disse que seu governo atua “em defesa da família”.
O presidente brasileiro também citou seu encontro com Joe Biden ontem. Bolsonaro disse que sentiu “sinceridade” e “vontade” por parte do democrata para “resolver certos problemas que fogem obviamente de total responsabilidade de cada um de nós [pandemia e guerra na Europa]”.
“A experiência com o presidente [Joe] Biden foi fantástica. Estou maravilhado e acreditando em suas palavras e naquilo que foi tratado reservadamente entre nós”.
“Atualmente, vemos no Brasil, e, em parte do mundo, um ataque às liberdades individuais por opinar de forma diferente. Ao longo do meu mandato, o Brasil manteve-se presente nos fóruns hemisféricos e regionais, trabalhando pela democracia, pela liberdade e pela prosperidade econômica e social. Temos um governo que acredita em Deus, que respeita os seus militares, é favorável à vida desde a sua concepção, defende a família e deve lealdade ao seu povo”, disse o presidente da República.
Jair Bolsonaro também tentou vender ao mundo uma imagem de um “Brasil verde”. O presidente da República citou o país como um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo e que desempenhou “papel de liderança na busca de soluções” para combater a fome internacionalmente.
“O Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas. Sem o nosso agronegócio, parte do mundo passaria fome. O brasil não só evitou uma crise alimentar, ao garantir acesso a fertilizantes, mas desempenhou um papel de liderança na busca de soluções internacionais em favor da segurança alimentar”, afirmou.
“Somos um dos países que mais preserva o meio ambiente. Temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo. Preservamos 66% da nossa vegetação nativa”, acrescentou.
“Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa e restritiva. Nosso código ambiental deve servir de exemplo. Somos responsáveis pela emissão de menos de 3% de carbono no planeta e mesmo sendo a décima economia no mundo”, disse Bolsonaro, sobre o que tem feito em relação à preservação ambiental.
Assista: