Muçulmano vai governar a economia que mais cresce no mundo
O Itamaraty deu os parabéns nesta manhã a Mohamed Irfaan Ali por sua eleição à presidência da Guiana, depois de um longo processo eleitoral iniciado em março...
O Itamaraty deu os parabéns nesta manhã a Mohamed Irfaan Ali por sua eleição à presidência da Guiana, depois de um longo processo eleitoral iniciado em março.
Irfaan Ali é o primeiro muçulmano a ocupar o cargo. Segundo a Bloomberg publicou em abril, mesmo com a pandemia a expectativa é de que a economia da Guiana cresça em 53% este ano, por estar no processo de se tornar uma grande produtora de petróleo.
Resultados iniciais da eleição deram a reeleição ao presidente David Granger. Porém, neste domingo a comissão deu a vitória ao candidato da oposição, por uma margem de pouco mais de 15 mil votos, ou 3%. A eleição foi seguida por disputas judiciais, acusações de fraude por parte de ambos os lados, e recontagem dos votos.
Granger disse no domingo que irá contestar o resultado nos tribunais.
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, declarou no domingo que “a democracia na Guiana foi testada neste processo. Embora ela tenha prevalecido no final, está claro que existem fraquezas no sistema eleitoral da Guiana que precisam ser enfrentadas”.
A Guiana tem por volta de 800 000 habitantes. Faz fronteira com Roraima e Pará.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)