Morre Hirotake Yano, fundador da Daiso
Conheça a história inspiradora de Hirotake Yano, fundador do gigante varejista japonês Daiso. Um homem que começou seus negócios na traseira de um caminhão e se tornou um pioneiro no varejo.
Hirotake Yano, o fundador da popular rede de varejo japonesa Daiso, faleceu na última segunda-feira (12), aos 80 anos de idade. A notícia foi confirmada pela própria companhia uma semana depois do ocorrido, através de um comunicado oficial. Yano faleceu na cidade de Higashihiroshima, situada na província de Hiroshima, no Japão.
Um pioneiro no varejo
Yano foi um dos precursores do modelo de preços fixos no varejo japonês. Ele fundou a Daiso Sangyo, uma empresa de capital fechado, e lançou o primeiro estabelecimento do que veio a se tornar a “terra das maravilhas das compras”. A iniciativa catapultou o sucesso da Daiso, cujo nome significa “criar algo grande”.
Origens humildes e uma trajetória de sucesso
A história de sucesso da Daiso começou em 1972, com Yano abrindo uma loja chamada “Yano Shoten” na traseira de um caminhão que vendia produtos a 100 ienes. Foi o começo de uma trajetória empolgante que culminou na inauguração da primeira loja física da Daiso (Takamatsu store) em 1991.
Hoje, a Daiso conta com cerca de 5.000 lojas distribuídas por 28 países, se tornando um nome renomado no segmento de varejo. O caminho até o sucesso, entretanto, não foi fácil para Yano. O empresário enfrentou vários desafios, passando por diversos empregos até se estabelecer como dono da empresa de pesca de seu sogro, a qual veio a falir. Foi após esse revés que Yano decidiu se aventurar no varejo.
Os desejos da família
O comunicado emitido pela Daiso esclarece que os serviços fúnebres para Yano foram conduzidos unicamente com a presença da família. A decisão de divulgar a notícia sobre sua morte somente após o funeral foi tomada em respeito ao desejo da família.
A família de Yano também fez um pedido especial: que não sejam enviadas homenagens ao empresário. A Daiso declarou que não atenderá chamadas telefônicas nem irá aceitar o recebimento de flores ou cartas de condolências em respeito ao pedido da família. Yano deixa um legado de perseverança, determinação e espírito empreendedor, com incontáveis contribuições para o setor varejista japonês.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)