Moraes está “destruindo” a liberdade de expressão, diz Musk
O ministro do STF ordenou a suspensão "imediata, completa e integral" da plataforma do X no Brasil
O bilionário Elon Musk, dono X, criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por determinar a suspensão da plataforma no Brasil.
Em seu perfil, Musk chamou Moraes de “pseudo-juiz” e o acusou de estar destruindo a liberdade de expressão no Brasil para “fins políticos”.
“A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos.”
Em outra mensagem, Musk afirmou que “o regime opressivo no Brasil tem tanto medo de que o povo descubra a verdade que levará à falência qualquer um que tente”.
O bilionário também compartilhou uma mensagem de Chris Pavlovski, CEO do Rumble, plataforma de compartilhamento de vídeos que deixou o Brasil após a Justiça brasileira exigir a remoção de contas e conteúdos, comprometendo a política de conteúdo da empresa.
Diz Pavlovski:
“O Brasil não tem mais Rumble e, segundo relatos da mídia, não terá mais X.
As potências mundiais não querem Rumble, não querem X, não querem Telegram. Elas querem controlar informações e nossas empresas não permitem.
Não há outras grandes empresas lutando pela liberdade como nós. Colocamos tudo em risco por isso, um CEO está na cadeia.
Os anunciantes boicotam nossas empresas para tentar cortar nossa salvação econômica, mas subestimam nosso apoio entre as pessoas.
As pessoas nos mantêm vivos e nos fazem seguir em frente.
Se você quiser nos ajudar, junte-se ao X premium, junte-se ao Rumble premium. Se ficar grande o suficiente, você nos ajuda a mudar o jogo.”
Moraes ordena suspensão do X
Alexandre de Moraes ordenou nesta sexta-feira, 30, a suspensão do X no Brasil.
O magistrado tomou a decisão após a plataforma do bilionário Elon Musk se recusar a apontar um novo representante legal no país.
Na quarta-feira, 28, Moraes deu 24h para o X cumprir a determinação, mas o prazo venceu na quinta, 29, às 20h07.
“[Determino] a SUSPENSÃO IMEDIATA, COMPLETA E INTEGRAL DO FUNCIONAMENTO DO ‘X BRASIL INTERNET LTDA’ em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional. No caso de pessoa jurídica, deve ser indicado também o seu responsável administrativo.”
Multa de 50 mil reais para usuários que apelarem a VPNs
Moraes determinou também a aplicação de multa diária de 50 mil reais a quem utilizar VPNs para continuar utilizando o X no Brasil.
“A APLICAÇÃO DE MULTA DIÁRIA de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) às pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo ‘X’, tal como o uso de VPN (‘virtual private network’), sem prejuízo das demais sanções civis e criminais, na forma da lei.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)