Míssil Houthi passa perto de destróier dos EUA e leva à primeira ativação de defesa de curto alcance
Relato de míssil Houthi chegando perto de destróier dos EUA no Mar Vermelho, levando à ativação do Sistema de Armas de Defesa Próxima pela primeira vez.
De acordo com informações recebidas pela CNN, um míssil de cruzeiro lançado pelos Houthis no Mar Vermelho na terça-feira (30), chegou a uma distância de aproximadamente um quilômetro de um destróier dos Estados Unidos.
A notícia foi entregue por quatro autoridades dos EUA que confirmaram que esse foi o ponto mais próximo alcançado por um ataque Houthi a um navio de guerra americano.
Sistema de Armas de Defesa Próxima utilizado pela primeira vez
Em ocasiões anteriores, mísseis lançados pelo mesmo grupo foram interceptados por destróieres norte-americanos com uma margem de distância considerável, cerca de 13 quilômetros. Entretanto, esta foi a primeira vez que o USS Gravely teve que utilizar o seu Sistema de Armas de Defesa Próxima (SADP).
Este sistema é uma metralhadora automatizada projetada para interceptações de curto alcance e é considerado a última linha de defesa do navio para abater mísseis que se aproximem depois que as outras camadas de defesa falham em interceptá-los.
Ameaça dos Houthis aos recursos navais dos EUA no Mar Vermelho
Esse episódio reforça a ameaça que os Houthis representam para os recursos navais e a navegação comercial dos EUA no Mar Vermelho. A situação ocorre apesar dos constantes ataques americanos e britânicos às infraestruturas dos Houthi no Iêmen.
Além disso, a tensão aumenta depois do recente ataque de drones realizado por militantes apoiados pelo Irã que resultou na morte de três militares dos EUA em um posto avançado na Jordânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)