Míssil do Iêmen atinge Tel Aviv e deixa feridos
Ataque dos rebeldes Houthi foi confirmado pelo exército israelense, que reconheceu falhas nos sistemas de defesa
Um míssil lançado a partir do Iêmen atingiu a região de Tel Aviv, em Israel, durante a madrugada de sábado, 21, deixando 16 pessoas feridas.
O projétil, disparado pelos rebeldes Houthi, caiu no bairro de Jaffa, em Bnei Brak, a leste da cidade. As vítimas sofreram ferimentos leves, causados principalmente por estilhaços de vidro de janelas quebradas em edifícios próximos ao impacto.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), um parque infantil e casas foram atingidos.
O ataque foi confirmado pelo exército israelense, que reconheceu falhas nos sistemas de defesa.
Vários tipos diferentes de mísseis interceptadores foram lançados contra o míssil balístico dos Houthis, mas não conseguiram derrubar o alvo antes da explosão no parque. As FDI e o Comando da Frente Interna passaram então a investigar “minuciosamente” por que as tentativas de interceptação falharam.
Segundo os militares, “algumas das conclusões já foram implementadas, tanto em relação à interceptação quanto ao alerta precoce”.
“Não é possível fornecer mais detalhes sobre as atividades de defesa aérea e o sistema de alerta devido à segurança operacional”, acrescentaram as Forças de Defesa de Israel.
Helicópteros da Força Aérea israelense foram filmados neste sábado abatendo um drone que havia sido lançado do leste e cruzado a fronteira pelo Egito, alvejando o sul de Israel – ou seja, aparentemente também lançado do Iêmen, pelos Houthis, seguindo uma rota já vista anteriormente em outros casos.
O grupo Houthi, que é apoiado pelo Irã, reivindicou a autoria do ataque, alegando que foi uma retaliação aos “massacres contra o povo palestino em Gaza” e às ações militares israelenses no Iêmen.
Na quinta-feira, 19, Israel havia bombardeado infraestruturas controladas pelos Houthis, o que resultou na morte de nove pessoas.
Em publicação no X, as FDI comentaram o ataque:
“Um parque infantil e casas foram atingidos esta noite por um ataque de mísseis lançado do Iêmen por terroristas Houthis.
Uma escola primária foi atingida por um míssil lançado do Iêmen por terroristas Houthi há poucos dias.
Os Houthis só se importam com uma coisa: matar e destruir as vidas de civis israelenses.
Não vamos permitir.”
“Ameaça ao mundo civilizado”
O major e porta-voz das Forças de Defesa de Israel nascido no Brasil, Rafael Rosenszajn, classificou os Houthis como uma “ameaça ao comércio internacional e ao mundo civilizado”.
A declaração foi dada em vídeo compartilhado nas redes sociais para explicar o bombardeio a alvos estratégicos do regime Houthi no Iêmen.
Segundo o porta-voz militar, os Houthis lançaram mais de 200 mísseis balísticos em mais de 170 aviões não tripulados na direção de Israel nos últimos 14 meses.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)