Militares dos EUA refutam ataque Houthi a navio cargueiro no Golfo de Aden
Os militares dos Estados Unidos reagiram fortemente nesta segunda-feira (22) a um suposto ataque...
Os militares dos Estados Unidos reagiram fortemente nesta segunda-feira (22) a um suposto ataque ao navio cargueiro americano Ocean Jazz no Golfo de Aden, como alegado pelo movimento Houthi do Iêmen.
Comando Central das Forças Navais dos EUA: “Relatório notoriamente falso”
Em uma resposta vigorosa, o Comando Central das Forças Navais dos EUA classificou o relatório de ataque como “notoriamente falso”. “O relatório dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã sobre um suposto ataque bem-sucedido ao M/V Ocean Jazz é notoriamente falso”, dizia o comunicado.
Essa respota foi seguida pela garantia de que os militares dos Estados Unidos têm mantido comunicações constantes com o navio cargueiro, assegurando seu trânsito seguro.
Movimento Houthi alega ataque
Mais cedo na segunda-feira, o movimento Houthi havia anunciado que suas forças lançaram um ataque com mísseis contra o Ocean Jazz no Golfo de Aden. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre quando ou onde precisamente o ataque ocorreu, nem se houve danos causados ao navio.
As forças do Reino Unido e dos EUA têm lançado ataques em todo o Iêmen contra as forças Houthi nas últimas semanas, em resposta a meses de ataques Houthi a embarcações no Mar Vermelho.
Escalada no Mar Vermelho
A série de ataques recentes atribuídos aos Houthis a navios dentro e ao redor do Mar Vermelho tem causado atrasos no comércio entre a Ásia e a Europa. Esta escalada de violência tem despertado preocupação entre as potências mundiais, dado o contexto sensível da guerra em Gaza.
Os Houthis, que controlam a maior parte do Iêmen, afirmam que seus ataques são uma demonstração de solidariedade aos palestinos que estão sendo atacados por Israel em Gaza.
O Ocean Jazz sob contracto militar americano
Conforme a Ambrey, empresa britânica de segurança marítima, o navio mencionado pelos Houthis nesta segunda-feira está sob contrato com os militares dos Estados Unidos.
Esta situação adiciona uma nova dimensão à dinâmica de ataques reportados recentemente, visto que os Houthis haviam inicialmente declarado que estavam visando apenas navios ligados a Israel, mas estenderam seus alvos a navios americanos depois das investidas militares contra suas forças.
No entanto, o relato do suposto ataque ao Ocean Jazz é oficialmente negado pelas forças militares americanas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)