Mikhail Gorbatchov morre aos 91 anos
Mikhail Gorbatchov (foto) morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos, informou a agência russa de notícias Tass...
Mikhail Gorbatchov (foto) morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos, informou a agência russa de notícias Tass. A imprensa da Rússia relatou que o ex-líder estava internado em Moscou e passando por diálise, em razão de uma doença renal.
Último líder da União Soviética, como secretário-geral do Partido Comunista de 1985 a 1991, Gorbatchov foi diretamente responsável por políticas como a glasnost (abertura) e a perestroika (reestruturação), que acabariam conduzindo à dissolução do regime comunista da URSS, em 1991 —e, com isso, ao fim de mais de quatro décadas de Guerra Fria com os EUA. Em 1990, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.
O líder soviético chegou a ser vítima de uma tentativa de golpe por parte da linha-dura do regime, em agosto de 1991. A URSS se dissolveu em seguida —contra a sua vontade, o que resultou na sua renúncia.
Fora do cargo, Gorbatchov lançou a fundação que leva seu nome e tornou-se um crítico constante dos líderes que o sucederam na Presidência da Rússia, como Boris Ieltsin e Vladimir Putin. Em uma de suas últimas manifestações públicas, condenou a invasão da Ucrânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)