Meta suspende acordos com empresas jornalísticas na Austrália
A gigante da tecnologia Meta anunciou na sexta-feira (1º de março de 2024) que não celebrará mais acordos com empresas jornalísticas australianas. Essa decisão ocorre após o governo australiano e várias agências de notícias criticarem a empresa por monetizar injustamente o compartilhamento de links de notícias em suas plataformas de mídia social. Leis de remuneração...
A gigante da tecnologia Meta anunciou na sexta-feira (1º de março de 2024) que não celebrará mais acordos com empresas jornalísticas australianas. Essa decisão ocorre após o governo australiano e várias agências de notícias criticarem a empresa por monetizar injustamente o compartilhamento de links de notícias em suas plataformas de mídia social.
Leis de remuneração do conteúdo na Austrália
De acordo com a lei australiana, os produtos jornalísticos devem ser remunerados através de uma negociação direta entre a mídia e as plataformas de rede. A lei tambem prevê um mecanismo de arbitragem governamental, caso não haja acordo entre as partes. Esta legislação, que está em vigor desde 2021, foi a primeira do mundo a estipular o pagamento a essas plataformas pelo uso de conteúdo jornalístico.
Repercussões da decisão da Meta
Embora a partilha de links de notícias represente apenas 3% dos lucros da Meta, a empresa desativará a função “Facebook News” para os usuários australianos. Recurso semelhante já havia sido interrompido em 2023 no Reino Unido, França e Alemanha.
Possíveis efeitos para os jornalistas
Mesmo com essa decisão drástica, a Meta afirmou que os jornalistas ainda poderão utilizar recursos de suas redes sociais, como compartilhar links em Stories e Reels, além de direcionar usuários para seus sites pessoais.
A medida da Meta acende um alerta para o delicado equilíbrio entre as grandes empresas de tecnologia, governos e a indústria do jornalismo e reforça a necessidade de se buscar soluções justas que beneficiem todas as partes envolvidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)