Mercenários de Putin anunciam conquista de Bakhmut; Ucrânia nega
O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, anunciou neste sábado (20) a conquista total da cidade de Bakhmut, epicentro dos combates...
O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, anunciou neste sábado (20) a conquista total da cidade de Bakhmut, epicentro dos combates no leste da Ucrânia.
“No dia 20 de maio de 2023, hoje, ao meio-dia, Bakhmut foi tomada na totalidade”, afirmou em vídeo publicado no Telegram.
Prigozhin disse ainda que seus combatentes passarão o controle da cidade ao Exército russo em 25 de maio.
Depois do anúncio, as autoridades ucranianas afirmaram que ainda controlam algumas regiões da cidade, mas disse que a situação é “crítica” para a defesa.
Os mercenários do grupo estão envolvidos na batalha por Bakhmut, a mais longa e sangrenta desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Também neste sábado, o Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou que a Rússia iniciou uma nova movimentação de forças na cidade ucraniana.
“Muito provável que a Rússia tenha destacado vários batalhões nos últimos dias para reforçar os seus setores em Bakhmut”, diz comunicado divulgado nas redes sociais.
Ainda segundo a inteligência britânica, a movimentação teria ocorrido por dois motivos: “As vitórias táticas alcançadas pela Ucrânia nos flancos desta disputada cidade” e as acusações do líder do grupo Wagner de que o Ministério da Defesa russo tinha abandonado posições na região.
“Esta redistribuição representa um compromisso significativo do comando russo, dadas as relativamente poucas unidades de combate russas que estão na Ucrânia sem entrar em combate com o inimigo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)