Mãe de Alexey Navalny comenta sobre filho declarado morto na prisão
Alexey Navalny, é declarado morto pelas autoridades penitenciárias. Testemunho de sua mãe e detalhes sobre sua luta anticorrupção
Nessa sexta-feira (16), chocando o mundo, o serviço penitenciário russo anunciou a morte de Alexey Navalny, principal líder da oposição russa e crítico declarado do Kremlin. Navalny ficou conhecido internacionalmente após ter sido envenenado em 2020, um caso que atraiu manchetes globais.
Último encontro com a mãe antes da morte
Lyudmila Navalnaya, mãe de Navalny, confirmou ao canal independente Novaya Gazeta, que se encontrou com o filho pela última vez na prisão na segunda-feira (12). Segundo Lyudmila, Navalny estava “saudável e alegre.” Temendo o pior, ela reiterou: “Não quero ouvir nenhuma condolência.”
Navalny, uma pedra no sapato do Kremlin
Alexey Navalny foi durante muito tempo uma figura incômoda para o presidente russo Vladimir Putin. Sua atuação política envolveu denunciar a corrupção em altos escalões do governo russo, fazer campanhas contra o partido no poder e organizar alguns dos maiores protestos antigovernamentais observados nos últimos anos.
Em 2021, o líder da oposição retornou à Rússia, onde foi rapidamente preso sob acusações que negou veementemente, alegando motivações políticas por trás de sua detenção.
Sua saúde na prisão
Navalny estava preso desde então. As preocupações com a sua saúde, que já longa data, tornaram-se mais intensas depois que foi transferido para uma colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico.
O relatório do serviço penitenciário na sexta-feira deu poucos detalhes sobre as circunstâncias de sua morte, afirmando que Navalny “sentiu-se mal depois de uma caminhada” e perdeu a consciência “quase imediatamente”. Prossegue-se uma investigação sobre sua “morte súbita”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)