Lula se contradiz sobre os EUA no Fundo Amazônia
Na saída de seu encontro com Joe Biden na Casa Branca nesta sexta-feira (10), Lula (foto) não confirmou a adesão dos EUA ao Fundo Amazônia...
Na saída de seu encontro com Joe Biden na Casa Branca nesta sexta-feira (10), Lula (foto) não confirmou a adesão dos EUA ao Fundo Amazônia.
“Eu acho que vão [participar]. É necessário que participem”, disse o presidente brasileiro, ao ser questionado sobre o fundo que capta doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.
Respondendo a outra pergunta, porém, Lula foi mais assertivo e disse: “O que eu posso confirmar é que eles [os EUA] vão participar”. O presidente brasileiro disse ainda não ter discutido “especificamente” um fundo amazônico. “Eu discuti a necessidade de os países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas.”
A entrada dos EUA no Fundo Amazônia é uma das principais expectativas da visita de Lula a Washington. No final de janeiro, durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, ao Brasil, a Alemanha anunciou a doação de R$ 192 milhões ao fundo, que tinha sido suspenso no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)