Lula diz que deseja fechar acordo “equilibrado” com UE ainda em 2023
Lula afirmou nesta segunda-feira (17) esperar concluir um acordo “equilibrado” entre Mercosul e UE ainda em 2023...
Lula afirmou nesta segunda-feira (17) esperar concluir um acordo “equilibrado” entre Mercosul e UE ainda em 2023. O presidente está em Bruxelas, onde participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia.
“Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, disse o petista.
A declaração foi dada após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (foto), dizer que deseja fechar o pacto “o mais rápido possível”.
Em reunião do fórum empresarial União Europeia-América Latina, Lula também falou sobre as compras governamentais, que, segundo ele, “são um instrumento vital para articular investimentos em infraestrutura e sustentar nossa política industrial”.
“EUA e União Europeia saíram na frente e já adotam políticas industriais ambiciosas baseadas em compras públicas e conteúdo nacional”, acrescentou o petista.
O governo Lula é contra o trecho do acordo, finalizado na gestão Bolsonaro, que trata de compras governamentais e defende sua revisão.
Na sexta (14), o Brasil compartilhou com os outros membros do Mercosul uma contraproposta ao texto enviado pela UE em março. A proposta ainda não foi encaminhada ao bloco europeu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)