Líder Houthi chama Biden de ‘idoso com dificuldades’ e afirma enfrentamento a EUA e Israel
O líder do movimento dos houthis no Iêmen, Abdulmalik al-Houthi, ironizou na quinta-feira o presidente dos EUA...
O líder do movimento dos houthis no Iêmen, Abdulmalik al-Houthi, ironizou na quinta-feira o presidente dos EUA, Joe Biden, ao chamá-lo de “idoso com dificuldades para subir as escadas” durante um discurso de quase uma hora de duração.
Segundo Abdulmalik al-Houthi, a única consequência dos recentes ataques com mísseis por parte dos EUA contra alvos do grupo no Iêmen tem sido o aprimoramento do exército e da tecnologia naval dos houthis.
Houthis agem em solidariedade aos palestinos de Gaza
A milícia houthi tem causado transtornos ao comércio entre a Ásia e a Europa, desde novembro passado, com sucessivos ataques no Mar Vermelho. O grupo houthi, que controla a maior parte do Iêmen, declara que essas ações são um ato de solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. Estes últimos têm enfrentado cerco e bombardeio do exército israelense desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro de 2022.
Aprimoramento das capacidades militares houthis
Durante seu discurso, transmitido por canais de mídia árabe, al-Houthi afirmou que seu grupo vem tomando “passos concretos” para aprimorar as capacidades militares. Segundo o líder da milícia, os houthis estão agora em “confronto militar direto” com os EUA, Reino Unido e Israel.
“É uma grande honra e bênção confrontar os EUA diretamente”, disse Abdulmalik al-Houthi.
Pedidos de boicote a produtos israelenses
O líder houthi também fez chamados ao mundo árabe para organizar boicotes em massa contra produtos israelenses. Para al-Houthi, os recentes ataques com mísseis perpetrados por EUA e Reino Unido em território iemenita são uma clara demonstração do impacto causado pelas ações dos houthis contra navios comerciais com vínculos a Israel no Mar Vermelho.
Continuidade dos bombardeios apesar dos esforços houthis
Após ser questionado sobre a eficácia da campanha de bombardeio contra os houthis, o presidente americano, Joe Biden, garantiu que os ataques continuarão, mesmo que estes não tenham, até à data, interrompido as ações do grupo no Mar Vermelho.
“Eles estão interrompendo os houthis? Não. Eles vão continuar? Sim”, respondeu Biden na Casa Branca, mencionando a resiliência do arsenal da milícia diante dos incessantes ataques estadunidense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)