Líder Houthi ameaça Itália
Líder Houthi ameaça Itália caso se envolva em ataques contra o Iêmen. Itália assumirá comando de missão naval no Mar Vermelho. Conflito no Oriente Médio intensifica-se.
Em uma recente entrevista concedida nesta segunda-feira (5) e publicada no jornal italiano La Repubblica, Mohammad Ali al-Houthi, chefe do Supremo Comitê Revolucionário dos Houthi, alertou a Itália, indicando que se tornará um alvo se decidir se envolver em ataques contra o Iêmen.
Itália instada a ser neutra no conflito entre Israel e Palestina
Para além da questão do Iêmen, Al-Houthi apontou que a Itália deve tomar uma posição de neutralidade no conflito entre Israel e Palestina. Ele ainda enfatizou que o país europeu deveria pressionar Israel a parar os ataques a Gaza. Para o líder Houthi, essa seria a única maneira de se atingir a tão almejada paz na região.
Itália a assumir “comando tático” de missão naval no Mar Vermelho
Na última sexta-feira (2), a Itália informou que assumirá o “comando tático” de uma missão naval da União Europeia no Mar Vermelho. Esta missão tem como principal alvo a milícia Houthi do Iêmen. Prevista para ser lançada em fevereiro, sua função será proteger navios comerciais e interceptar eventuais ataques.
Missão europeia não planeja atacar os Houthis
Apesar da ameaça de Al-Houthi, Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia, garantiu que a missão não estará envolvida em ataques contra os houthis. No entanto, o receio da milícia parece ter sido despertado diante do aumento da presença militar europeia na região.
A situação no Oriente Médio tem sofrido constantes tensões, sendo palco de diversos conflitos em que várias nações têm buscado intervir de formas distintas, os quais têm gerado reações variadas por parte daqueles que são diretamente afetados. Nesse contexto, o posicionamento da Itália e da União Europeia será crucial para o desenrolar dos próximos acontecimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)