Latitude#64: a relação instável entre EUA e Israel
O cientista político Samuel Feldberg, autor do livro 'Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão', é o entrevista desta semana
O cientista político Samuel Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão, comenta no podcast Latitude as relações entre os dois países.
Na entrevista, Feldberg afirma que o apoio americano a Israel tem sido instável desde o atentado do Hamas em 7 de outubro.
“Esse apoio, ainda que tenha sido muito enfático, não é estável ao longo de todo esse período. Em um primeiro momento, os Estados Unidos se manifestaram unilateralmente a favor de Israel, com todos os elementos possíveis, inclusive com uma inédita visita de um presidente americano (Joe Biden) a uma zona de guerra, com todas as preocupações de segurança que isso envolve.”
No começo da guerra contra o Hamas, os Estados Unidos posicionaram duas forças navais no Golfo Pérsico e na costa do Mediterrâneo. Também enviaram armamentos e munições para abastecer as Forças Armadas israelenses.
Com o tempo, porém, os americanos passaram a mandar sinais dúbios, pedindo contenção no conflito bélico ou punindo os colonos israelenses na Cisjordânia.
Assine Crusoé/ O Antagonista e assista ao programa completo. O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)