Latitude#58: Boric aos trancos e barrancos
A quase três meses de completar dois anos de mandato, o presidente do Chile, Gabriel Boric (foto), tem vivido aos “trancos e barrancos”...
A quase três meses de completar dois anos de mandato, o presidente do Chile, Gabriel Boric (foto), tem vivido aos “trancos e barrancos”. A expressão foi usada pelo cientista político Rodolfo de Camargo Lima, da Universidade Católica de Temuco, na edição do podcast Latitude deste sábado, 30.
“Boric vem com uma aprovação relativamente ruim no último ano. Ele vem com dificuldades para governar e emplacar as suas reformas”, afirmou Lima.
“Ele optou por fazer um governo minoritário, teve problemas com ministros chave, que acabaram entrando em polêmicas ou tiveram derrotas significativas em projetos de lei e reformas. Então, o governo Boric vem aos trancos e barrancos”, acrescentou.
A mudança da Constituição chilena, talvez a mais importante reforma proposta por Boric, mesmo desde as eleições de 2021, se arrastou por dois anos de mandato presidencial sem sucesso. Duas Assembleias Constituintes foram convocadas e nenhuma conseguiu aprovar uma nova Carta Magna.
Assine Crusoé/ O Antagonista e assista ao programa completo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)