Lançamento do VW Tayron L na China: Novo SUV substitui o Tiguan Allspace
O novo SUV da VW, Tayron L, substitui o Tiguan Allspace e chega com visual renovado e opções de motorização variadas.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) revelou recentemente as primeiras imagens do Volkswagen Tayron L. Embora o nome seja diferente, aqui no ocidente ele será conhecido como Tiguan, trazendo novidades para os fãs da marca alemã.
O Volkswagen Tayron L, que representa uma versão maior do Tiguan europeu, será baseado em um modelo chinês produzido pela joint venture FAW-VW. Isso significa que ele será distinto da nova geração do Tiguan europeu, trazendo características únicas.
Tayron L vs. Tiguan Allspace: Quais são as diferenças?
O Tayron L tomará o lugar do Tiguan Allspace, que voltou ao Brasil em maio de 2024. Apesar das semelhanças visuais, há várias diferenças a serem destacadas entre os dois modelos.
Visualmente, tanto o Tayron L quanto o Tiguan compartilham o design dos faróis, com assinaturas luminosas que seguem até as pontas do capô. Porém, o para-choque exclusivo do Tayron L é um pouco maior, especialmente na versão R-Line, que exibe aberturas laterais semelhantes às do modelo europeu.
Como diferenciar o Tayron L do Tiguan Europeu?
Além do para-choque, outro detalhe distintivo está no capô. No Tayron L, a linha do capô é mais alta, criando um espaço entre ele e o conjunto óptico — algo que não ocorre no Tiguan europeu.
Na traseira, as mudanças são mais evidentes. A régua preta que abriga as luzes é mais fina no Tayron L, abrigando somente a metade superior do logotipo. Além disso, há um vinco central no porta-malas e o nome do SUV é exibido logo abaixo. O desenho interno das lanternas traseiras também varia entre os modelos.
Dimensões e motorização do Novo Tayron L
As dimensões do Tayron L são diferentes das do Tiguan europeu. O Tayron L tem 4,68 m de comprimento (14 cm maior que o Tiguan europeu), 1,85 m de largura (1 cm maior) e 2,79 m de entre-eixos (11 cm maior). Devido ao para-choque exclusivo, a versão R-Line mede 4,69 m de comprimento.
Em termos de motorização, o MIIT divulgou que o SUV estará disponível em três opções. A primeira, e mais básica, utiliza um motor 1.5 turbo de 160 cv. As outras duas são baseadas no motor 2.0 turbo, que pode desenvolver 186 cv na variante intermediária, ou 220 cv na versão mais potente.
Existe versão eletrificada do Tayron L?
No momento, não há previsão de eletrificação para o Tayron L na China. Entretanto, quando chegar aos EUA em alguns meses — sob o nome Tiguan — é esperado que o modelo receba uma motorização híbrida moderada ou até plug-in.
Vale destacar que, na Europa, todas as versões a gasolina do Tayron L são eletrificadas. Elas contam com um motor 1.5 combinado a um sistema híbrido leve de 48 volts, alcançando até 150 cv. A versão eHybrid plug-in possui variantes de até 272 cv, sempre equipada com uma bateria de 19,7 kWh, proporcionando até 100 km de autonomia no modo elétrico.
O Tayron L chegará à Europa?
Há especulações de que o Tayron L também possa chegar à Europa. No entanto, ele não substituirá o Tiguan atual, mas será posicionado acima dele, recebendo possivelmente o nome de Tiguan Allspace. Até o momento, nada foi confirmado oficialmente pela Volkswagen.
Para se manter informado sobre as últimas novidades do universo automotivo, siga nossa newsletter e receba notícias diretamente no seu e-mail toda semana!
- Visual semelhante ao Tiguan europeu
- Para-choque exclusivo na versão R-Line
- Diferenças no capô e na traseira
- Três opções de motorização
- Possível motorização híbrida nos EUA
Se você é fã de SUVs da Volkswagen, o lançamento do Tayron L promete trazer ainda mais opções e inovações para o mercado. Fique ligado para mais atualizações!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)