Kremlin critica veredicto que condenou Trump por crime nos EUA
Porta-voz da Rússia afirmou que é óbvio que há uma prática de eliminação de rivais políticos por todos os meios possíveis
O Kremlin, sede do governo russo, se manifestou, nesta sexta-feira, 31, sobre o veredicto que tornou Donald Trump o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. Para a Rússia, o ocorrido reflete a utilização de meios legais e ilegais para eliminar rivais políticos no país norte-americano.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que é óbvio que há uma prática de eliminação de rivais políticos por todos os meios possíveis, legais e ilegais. Segundo Peskov, quando se fala sobre Trump, essa é a realidade, informa reportagem da Reuters.
Trump condenado
O júri de Nova York considerou o ex-presidente republicano culpado por fraude de documentos para encobrir pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels. Essa ação teria sido realizada para evitar que ela divulgasse ter mantido supostas relações sexuais com Trump às vésperas da eleição de 2016. A sentença será definida no dia 11 de julho.
Desde a eleição em que derrotou a democrata Hillary Clinton, Trump tem sido acusado por críticos nos EUA de apoiar o presidente russo, Vladimir Putin. Essas acusações envolvem a suspeita de interferência de hackers russos na votação. No entanto, uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA isentou a campanha do republicano de qualquer envolvimento com a Rússia para vencer as eleições.
O que diz Vladimir Putin
O ditador russo também se pronunciou sobre Trump, afirmando que, apesar das acusações de uma relação especial com a Rússia, o ex-presidente impôs mais sanções ao país do que qualquer outro líder americano. Putin considera as acusações contra Trump como perseguição política e reflexo da falência da democracia dos EUA.
As declarações de Putin em relação a Trump e ao atual presidente dos EUA, Joe Biden, são ambíguas. Em fevereiro deste ano, Putin afirmou que Biden era melhor do que Trump para Moscou, citando sua experiência e previsibilidade. Por sua vez, Trump interpretou essa preferência de Putin como um grande elogio.
No entanto, as posturas de Trump e Biden em relação à Rússia são diferentes. Biden afirmou em 2021 que Putin é um assassino, sem especificar a quem se referia. Além disso, intensificou as críticas ao líder russo após a invasão da Ucrânia, aplicando sanções contra Moscou e fornecendo apoio militar para Kiev.
Já Trump criticou o envio de ajuda militar para a Ucrânia, mas posteriormente recuou e afirmou que a sobrevivência do país é importante para os Estados Unidos. Ele instou os países europeus a destinarem mais recursos para Kiev.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)