Jovem prodígio do xadrez, Ashwath Kaushik, quebra recorde ao vencer grande mestre
Descubra a trajetória de Ashwath Kaushik, o prodígio do xadrez de 8 anos que bateu recorde ao vencer um Grande Mestre.
Prepare-se, o mundo do xadrez está prestes a testemunhar o surgimento de mais uma estrela. Com apenas oito anos, seis meses e 11 dias, Ashwath Kaushik entrou para a história em uma partida disputada no último domingo (18). O prodígio tornou-se o jogador mais jovem a vencer um grande mestre no xadrez em uma partida clássica.
A vitória veio contra o polonês Jacek Stopa, de 37 anos, durante a quarta rodada do Burgdorfer Stadthaus Open, na Suíça. Fazendo parte da nova geração de mestres do xadrez, Kaushik vive atualmente em Cingapura, mas nasceu no sul da Ásia, na Índia.
O recorde anterior pertencia a Leonid Ivanovic
Antes de Kaushik, outro prodígio, o sérvio Leonid Ivanovic, detinha esse mérito. Ivanovic estabeleceu o recorde no mês anterior, sendo o primeiro jogador com menos de nove anos a vencer um grande mestre em uma partida clássica. No entanto, a diferença de idade entre os dois é de cinco meses, o que fez com que Ashwath se tornasse agora o titular do recorde mundial.
“Foi realmente emocionante e incrível, e me senti orgulhoso do meu jogo e de como joguei, especialmente porque estive pior em um ponto, mas consegui me recuperar disso”, relatou Kaushik ao Chess.com após a vitória contra Stopa.
Conquistas de Kaushik e expectativas para o futuro
Kaushik já acumula uma série de vitórias em torneios juvenis ao redor do mundo. Em 2022, por exemplo, ele foi o campeão mundial sub-8 Rapid. No campeonato desta semana na Suíça, o enxadrista ocupou a 12ª posição geral. As expectativas para o futuro são altas, visto que Kaushik continua enfrentando e vencendo adversários com muitos mais anos de experiência.
O pai de Kaushik fala sobre as conquistas do filho
Em uma entrevista ao Chess.com, o pai de Ashwath, Kaushik Sriram, comentou sobre o desempenho do filho. Sriram contou que nem ele nem sua esposa tinham ligação com o xadrez antes de Ashwath demonstrar interesse pelo jogo, tornando as conquistas do filho uma agradável surpresa.
“É surreal porque não existe uma tradição esportiva em nossas famílias. Cada dia é uma nova descoberta, e às vezes tropeçamos em busca do caminho certo para ele”, relatou o orgulhoso pai.
Ashwath pratica xadrez aproximadamente sete horas por dia, demonstrando um comprometimento impressionante para alguém tão jovem. Todos estão ansiosos para ver o que o futuro reserva para esse jovem prodígio do xadrez.
Acompanhe a trajetória de Kaushik no xadrez
A carreira de Kaushik pode ser acompanhada por diversas plataformas, incluindo o YouTube, Tiktok, Instagram e Twitter. Sua jornada é uma inspiração para jovens jogadores em ascensão e uma evidência de que idade não é barreira para o talento e a dedicação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)