Jordan Bardella: “A verdadeira frente republicana somos nós”
O jovem presidente do Rassemblement Nacional, de 28 anos, pode se tornar o próximo primeiro-ministro francês
Presidente do Rassemblement Nacional (RN), partido de Marine Le Pen, Jordan Bardella (foto) afirmou neste domingo, 7 de julho, que representa “a verdadeira frente republicana” das eleições legislativas na França.
O RN foi o grande vitorioso no primeiro turno das eleições parlamentares, realizado na semana passada, com 33% dos votos. O segundo turno está marcado para hoje.
“Essa é a grande diferença de todas as outras eleições. Dois caminhos claros estão disponíveis para a França”, disse Bardella ao jornal francês Le Figaro.
“Ou a coligação de patriotas e republicanos que eu lidero, que defende a França, mas que também protege a República contra aqueles que querem prejudicá-la e que querem semear problemas dentro dela. Ou a aliança dos piores – a da extrema esquerda -, com o horizonte de um primeiro-ministro Jean-Luc Mélenchon”, acrescentou.
O jovem presidente do Rassemblement Nacional, de 28 anos, pode se tornar o próximo primeiro-ministro francês. A França tem um sistema semipresidencialista em que o presidente escolhe o primeiro-ministro. Mas o chefe de Estado não pode escolher qualquer nome, sob o risco de ter seu mandato abreviado com um voto de desconfiança. Então, espera-se que o presidente Emmanuel Macron escolha Bardella para o posto.
O resultado do primeiro turno não garante a maior bancada para a legenda de Marine Le Pen. O sistema eleitoral francês prevê uma maioria absoluta até para cargos legislativos.
Nesta nova rodada de eleições, os distritos franceses votam não apenas nos dois candidatos mais votados no domingo passado — como também em quaisquer candidatos que tiveram mais de 12,5% dos votos no primeiro turno. Desta maneira, em locais onde a disputa é mais equilibrada há a chance de três ou mesmo quatro candidatos estarem no segundo turno.
Leia também:
O que pode mudar na França com vitória de Marine Le Pen
França: triunfo nacional-populista e ameaça extremista à esquerda
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)