Jogos eletrônicos enfrentam problemas com IA
Atores de jogos eletrônicos entram em greve por causa do uso de IA nas produções, preocupados com abusos e falta de compensação justa.
Os grandes fabricantes de vídeogames, como Activision, Warner Bros e Walt Disney, estão enfrentando uma greve de intérpretes de Hollywood sobre o uso de inteligência artificial (IA). Depois de um ano e meio de negociações sobre um novo contrato com a união que representa mais de 2.500 performers de jogos, surgiram acordos em algumas questões-chave, como salários e segurança no trabalho. No entanto, as proteções relacionadas ao uso de tecnologia de IA permanecem um grande obstáculo.
A ação industrial foi convocada pela Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (Sag-Aftra), que no ano passado paralisou Hollywood com uma greve de atores de cinema e televisão. Os performers temem que os estúdios de jogos usem IA generativa para reproduzir suas vozes e aparências físicas para animar personagens de vídeogames sem proporcionar uma compensação justa.
Proteções de IA em Negociação: Questão Prioritária
“Embora acordos tenham sido alcançados em muitas questões… os empregadores se recusam a afirmar claramente, em linguagem clara e exequível, que vão proteger todos os performers cobertos por este contrato em sua linguagem de IA”, disse a Sag-Aftra em comunicado. “Não vamos consentir em um contrato que permita que as empresas abusem da IA em detrimento de nossos membros”, acrescentou.
O Que Dizem os Estúdios de Video Game?
Os estúdios de vídeo game afirmam que já fizeram concessões suficientes às demandas da união. Audrey Cooling, porta-voz dos dez produtores de vídeogame em negociação com a Sag-Aftra, comentou: “Estamos desapontados que a união tenha escolhido se afastar quando estamos tão perto de um acordo. Nossa oferta é diretamente responsável às preocupações da Sag-Aftra e estende proteções significativas de IA que incluem necessidade de consentimento e compensação justa a todos os performers trabalhando sob o [Interactive Media Agreement].”
O Que É o Interactive Media Agreement?
O Interactive Media Agreement cobre artistas que fornecem serviços de voz e trabalho em frente às câmeras usados para criar personagens de vídeogames. O último acordo, que não previa proteções de IA, estava programado para expirar em novembro de 2022, mas foi estendido mensalmente enquanto as negociações continuavam.
Impacto das Greves e Futuro das Negociações
No ano passado, os atores de TV e cinema nos Estados Unidos conseguiram $1 bilhão em novos pagamentos e benefícios, além de salvaguardas sobre o uso de IA, após uma greve organizada pela Sag-Aftra. O desligamento de 118 dias foi o mais longo na história de 90 anos do sindicato. Combinada com uma greve de roteiristas separada, as ações perturbam severamente a produção de filmes e TV e custaram à economia da Califórnia mais de $6.5 bilhões, de acordo com a publicação da indústria de entretenimento Deadline.
A questão permanece: até que ponto a inteligência artificial deve ser integrada na criação de conteúdos sem prejudicar os direitos e compensações dos artistas? Este debate continua a esquentar, especialmente em uma indústria onde a tecnologia evolui rapidamente e constantemente desafia as normas tradicionais.
- Salários e Segurança no Trabalho: Questões em Acordo
- Uso de IA: Maior Objeto de Discórdia
- Proteções Necessárias para Performers
- Impacto Econômico das Greves
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)