Jihadistas assumem controle do aeroporto de Aleppo
Rebeldes atuam como oposição ao regime de Bashar Al-Assad e controlam cerca de metade da segunda maior cidade da Síria
Forças jihadistas lideradas pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e milícias aliadas assumiram neste sábado, 30, o controle do aeroporto de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
As atividades do aeroporto foram encerradas e todos os voos foram suspensos.
A ONG informou ainda que os rebeldes também avançaram nas províncias de Idlib e Hama, assumindo o controle de “dezenas de localidades estratégicas sem qualquer resistência”.
Na sexta-feira, os dois principais hospitais públicos de Aleppo passaram a ficar lotados de pacientes depois que instalações privadas decidiram fechar as portas.
Como mostramos, os jihadistas lançaram uma ofensiva surpresa na quinta-feira, 28, sobre a cidade de Aleppo, indicando que o regime de Bashar Al-Assad pode ter dificuldade para contê-los.
Os rebeldes atuam como oposição ao regime de Assad e afirmam ter alcançado o centro de Aleppo. Segundo a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, eles controlam cerca de metade da cidade.
O regime de Bashar Al Assad recuperou o controle de grande parte da Síria em 2015, graças ao apoio militar da Rússia, do Irã e do grupo terrorista libanês Hezbollah.
Leia também: Putin envia caças para bombardear rebeldes na Síria
Rússia e Irã com Assad
A Rússia e o Irã, aliados do ditador Assad, reiteraram apoio ao regime.
Segundo o exército russo, “a Força Aérea Russa está realizando bombardeios contra materiais e pessoal de grupos armados ilegais, contra postos de controle e contra arsenais e posições de artilharia”, publicou uma agência estatal.
O Irã, que apoia Assad desde a guerra civil de 2011, garantiu “apoio contínuo” nas batalhas contra os jihadistas.
Leia também: “O Estado Islâmico reapareceu; e agora?”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)