Japão prepara pouso inédito na Lua com sonda Slim em busca de precisão recorde
A agência espacial japonesa, Jaxa, juntará esforços em uma nova missão lunar sem tripulação, com o objetivo de realizar um...
A agência espacial japonesa, Jaxa, juntará esforços em uma nova missão lunar sem tripulação, com o objetivo de realizar um pouso suave na Lua. Este feito colocaria o Japão como o quinto país a conseguir tal realização, seguindo a Rússia, EUA, China e Índia.
A sonda Slim (Smart Lander for Investigating Moon) marcará a primeira tentativa do Japão de conduzir uma alunissagem. Essa missão ocorre após o sucesso da missão orbital da Selene (também conhecida como Kaguya), que mapeou a Lua entre 2007 e 2009.
Tentativas privadas e anteriores
Embora seja a primeira tentativa de alunissagem estatal, o Japão tentou anteriormente enviar artefatos à superfície lunar por meio de iniciativas privadas. Em 2022, a empresa japonesa ispace falhou na tentativa de atingir o solo lunar com seu módulo Hakuto-R. A empresa americana Astrobotic também tentou, em 8 de janeiro de 2023, mas também falhou devido a problemas de propulsão.
Jaxa e a precisão da Slim
Por meio da sonda Slim, a Jaxa esperar demonstrar alta capacidade e precisão na descida à superfície lunar. Até agora, a maior precisão foi da missão Apollo 12, que conseguiu pousar a menos de 200 metros do alvo designado. A ambição de Slim é levar isso à novas alturas, com a expectativa de pousar a menos de 100 metros do alvo.
“A pouso preciso é uma tecnologia essencial para a próxima geração de exploração lunar”, afirma Shin-ichiro Sakai, gerente do projeto Slim na Jaxa.
Detalhes da missão e próximas etapas
A Slim foi lançada ao espaço em 6 de setembro de 2023 e entrou na órbita lunar em 25 de dezembro. Após a manobra pra estabilizar a órbita a 600km da Lua no último domingo (14), a sonda agora se prepara para o procedimento de descida à cratera Shioli.
A expectativa é que, caso a alunissagem seja bem sucedida, a Slim libere dois pequenos rovers para explorar a superfície lunar. Com isso, a Jaxa espera igualar o feito da Isro, agência espacial indiana, que alcançou seu primeiro pouso lunar com a missão Chandrayaan-3, em 23 de agosto de 2022.
Este ano, ainda são esperadas tentativas de pouso na Lua pelas empresas Intuitive Machines e Chang’e-6, além de uma nova missão da Astrobotic.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)