Itamaraty emite alerta consular para brasileiros na Venezuela
Onda de violência protagonizada pelo regime de Nicolás Maduro sucedeu a fraude nas eleições presidenciais de domingo, 28
O Itamaraty emitiu uma alerta consular para os brasileiros na Venezuela nesta segunda-feira, 29 de julho, em decorrência da onda de violência que sucedeu a fraude nas eleições presidenciais de domingo, 28, no país.
“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações”, diz a nota.
“A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com whatsapp)”, acrescenta.
A Guarda Bolivariana, braço paramilitar oficial do regime de Nicolás Maduro, assim como outros grupos armados ligados ao chavismo, conhecidos como “colectivos” estão fazendo rondas, em especial nas ruas de Caracas.
Eles estão intimidando os manifestantes pró-democracia que contestam a farsa eleitoral.
Estátua de Chávez
Manifestantes pró-democracia derrubaram, nesta segunda-feira, 29, uma estátua do ex-presidente Hugo Chávez, o mentor político do atual presidente do país.
O ato ocorreu no estado litorâneo de Falcón, e é um de uma série de atos contra os resultados eleitorais que indicaram mais uma “vitória” de Maduro nesta eleição presidencial — marcada por falta de transparência e perseguição a opositores de todo o tipo.
As cenas, registradas no país inteiro e compiladas por portais de notícia independentes em Caracas, mostram manifestantes queimando cartazes de Nicolás Maduro e desmontando outdoors de sua campanha.
Queman afiches de Maduro durante cacerolazo en Santa Mónica, al suroeste de Caracas. pic.twitter.com/lchj8GVKoC
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 29, 2024
Também foram reportados, durante toda a tarde desta segunda-feira, panelaços em diversas regiões da capital, Caracas. Em favelas e em conjuntos habitacionais, os protestos também foram contundentes em relação ao resultado das eleições.
10:30 am. Se registra cacerolazo en diversas zonas de Petare, en Caracas. pic.twitter.com/Q5YL1ewG92
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 29, 2024
Enquanto os órgãos do governo de Nicolás Maduro acusam…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)