“Isso é legal”, diz Musk sobre mudanças na Meta
Dono do X, que desafiou Alexandre de Moraes com discurso de liberdade de expressão, foi breve ao comentar o anúncio de Zuckerberg de que o Facebook vai dispensar moderadores
O bilionário Elon Musk (foto) comentou de forma muito sucinta o anúncio de Mark Zuckerberg, presidente da Meta, de que suas redes sociais vão se livrar dos checadores de fatos e adotar as notas de comunidade, ao estilo do X.
“Isso é legal”, postou o dono do X ao compartilhar uma notícia com o título “Facebook se livra de fact-checkers em tentativa de ‘restaurar’ liberdade de expressão” e o subtítulo “Mark Zuckerberg fala em moderadores ‘muito enviesados politicamente’ ao prometer sistema similar ao X”.
Musk também compartilhou uma mensagem que diz “Zuck se tornando totalmente anticensura, seguindo o exemplo de Elon e X” e outra que celebra a vitória das notas de comunidade.
Checagem
“A checagem de fatos e a moderação não pertencem às mãos de alguns poucos guardiões selecionados que podem facilmente injetar seu viés nas decisões. É um processo democrático que pertence às mãos de muitos”, diz a mensagem escrita por Linda Yaccarino.
“E como vimos no X desde que as notas da comunidade estrearam, elas snao profundamente bem-sucedidas ao mesmo tempo em que mantêm a liberdade de expressão sagrada. É uma jogada inteligente de Zuck e algo que espero que outras plataformas sigam agora que o X mostrou o quão poderoso ele é. Bravo!”, finaliza a mensagem compartilhada pelo dono do X.
Liberdade de expressão
Musk encampou por meses uma batalha pública com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao longo de 2024. Após o X se negar, em nome da liberdade de expressão, a excluir contas sob determinação do ministro, Moraes bloqueou o acesso à rede social no Brasil.
O X só pôde voltar a ser acessado no país após cumprir as determinações de excluir contas e de pagar multas milionárias por não ter cumprido as ordens dentro do prazo estabelecido.
Desde então, Musk, que chegou a chamar o ministro do STF de ditador e o acusou de cometer uma “longa lista de crimes”, não voltou a se dirigir publicamente a Moraes. O ministro, por sua vez, conduz ao lado de Dias Toffoli o STF para aumentar a rigidez no controle das redes.
Negócios
Agora, quando está prestes a assumir o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) do iminente governo de Donald Trump, o bilionário vê seu modelo de moderação de conteúdo se expandir.
Não se trata exatamente de um debate sobre virtude, ainda que resvale inevitavelmente numa discussão sobre princípios.
Como destacou Zuckerberg ao anunciar as mudanças na Meta, a liberdade de expressão faz parte do negócio das redes sociais. E Musk pode celebrar uma vitória nessa seara nesta terça-feira, 7.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Armando Nuno De Fiúza Lopes
07.01.2025 19:26Muito positivo, a verdade está a vencer e vai acabar por chegar ao Brasil.