Israel quer retirada da UNRWA de Gaza após a guerra
Israel não quer que a agência da ONU para refugiados palestinos, a UNRWA, realize qualquer tipo de serviço em Gaza depois do fim da guerra, afirmou neste...
Israel não quer que a agência da ONU para refugiados palestinos, a UNRWA, realize qualquer tipo de serviço em Gaza depois do fim da guerra, afirmou neste sábado, 27, o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz.
Como mostramos, Israel acusa funcionários da agência de envolvimento nos ataques do Hamas em 7 de outubro. A acusação desencadeou uma investigação interna, demissões e reações dos Estados Unidos, França, Itália, Canadá, Finlândia e outros países que anunciaram a suspensão do financiamento da agência.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores de Israel afirmou que o país “quer “garantir que a UNRWA não fará parte” da solução para o território palestino depois da guerra contra o grupo terrorista Hamas.
Neste sábado, 27, a Austrália e o Canadá anunciaram a suspensão do financiamento à UNRWA em razão das acusações de Israel de que funcionários estariam envolvidos nos ataques do Hamas de 7 de outubro.
O ministro das Relações Exteriores afirmou ainda que tentaria obter apoio dos EUA, da União Europeia e de outros doadores importantes.
“Há anos que alertamos: a UNRWA perpetua a questão dos refugiados, obstrui a paz e serve como braço civil do Hamas em Gaza”, escreveu Katz no X, o antigo Twitter.
“A UNRWA não é a solução – muitos de seus funcionários são afiliados do Hamas com ideologias assassinas, ajudando em atividades terroristas e preservando a sua autoridade”, acrescentou.
Ele também exigiu que a ONU “tome medidas pessoais imediatas” contra a liderança da UNRWA.
Commending the US government for its decision to cease funding to @UNRWA after it was revealed that some of its employees were involved in the heinous massacre on #October7.
We have been warning for years: @UNRWA perpetuates the refugee issue, obstructs peace, and serves as a…
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) January 27, 2024
A UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo — foi fundada em 1949, após a Guerra Árabe-Israelense de 1948. Iniciou suas operações em maio de 1950.
A agência recebe quase todo o seu orçamento de doações voluntárias de estados membros da ONU. Em 2022, as doações totalizaram 1,17 bilhões de dólares. Em Janeiro de 2023, a organização apelou à comunidade global para aumentar o seu orçamento para 1,63 bilhões de dólares.
Os EUA reduziram drasticamente o seu financiamento em 2018, a pedido de Donald Trump. O ex-presidente criticou repetidamente as Nações Unidas e a UNRWA em particular. O dinheiro, no entanto, voltou a fluir de Washington.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)