Israel mata comandante do Hezbollah em ataque aéreo em Beirute
Suhail Hussein Husseini era responsável pela logística e transferência de armas do Hezbollah
As Forças de Defesa de Israel confirmaram nesta terça-feira, 8, a eliminação de Suhail Hussein Husseini, comandante da unidade de logística do Hezbollah, em um ataque aéreo preciso na região de Beirute.
Husseini desempenhava um papel-chave nas operações do grupo terrorista, coordenando a transferência de armas do Irã e supervisionando o armazenamento e distribuição de armamento avançado, incluindo mísseis guiados.
Membro do Conselho da Jihad do Hezbollah, Husseini também gerenciava as finanças e a logística de ataques contra Israel e Síria a partir do Líbano. O ataque é parte de uma série de operações israelenses contra líderes do Hezbollah e Hamas, intensificadas desde o início do conflito após os ataques do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.
Fontes militares israelenses afirmam que, nas últimas semanas, pelo menos sete comandantes de alto escalão do Hezbollah foram mortos. O general Guy Tzur, das FDI, afirmou que essa série de eliminações está “destruindo a cadeia de comando do Hezbollah” e que as operações devem continuar até que seja possível implementar a Resolução 1559 da ONU, que exige o desarmamento de milícias no Líbano.
O papel de Husseini incluía a liderança da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Hezbollah, responsável pela fabricação de mísseis e pelo planejamento operacional em tempos de guerra. O Hezbollah, até o momento, não comentou a morte de Husseini, que representa uma escalada significativa nas tensões entre Israel e o grupo.
Essa ofensiva reflete a estratégia de Israel em enfraquecer as capacidades militares do Hezbollah e conter a crescente influência do Irã na região. Segundo analistas, o ataque faz parte de uma campanha mais ampla que busca desmantelar a liderança do Hezbollah e reduzir o fluxo de armas que mantém o grupo terrorista armado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)