Israel marca reunião com embaixador do Brasil no museu do Holocausto
Israel convoca embaixador brasileiro para uma reunião educativa no Museu do Holocausto em resposta à recente comparação de Lula
Em uma rara mudança de protocolo, o governo de Israel decidiu realizar uma reunião com o embaixador brasileiro no Museu do Holocausto, em lugar do tradicional local, o Ministério das Relações Exteriores. Fontes da diplomacia israelense confirmaram a mudança do local à CNN.
Reunião “de repreensão” após declarações de Lula
A convocação do diplomata brasileiro para uma “dura conversa de repreensão” foi anunciada neste domingo pelo premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e seu chanceler, Israel Katz. A convocação ocorreu em resposta às recentes declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra entre Israel e Hamas. Em uma coletiva de imprensa durante sua viagem à África, Lula comparou as ações das forças israelenses contra os palestinos ao genocídio cometido pelos nazistas contra os judeus.
Ato simbólico e educativo
Prevista para começar às 11h30 no horário local (6h30 no horário de Brasília), a reunião no Museu do Holocausto é vista pelo governo de Israel como um ato simbólico e uma oportunidade de aprendizado. O objetivo é esclarecer a gravidade do Holocausto e porque não é apropriada a comparação feita por Lula entre o conflito em Gaza e o Holocausto.
Reação ao comentário de Lula
Dani Dayan, presidente do Museu do Holocausto de Jerusalém, em declaração à CNN, disse que as “palavras vergonhosas” de Lula eram uma “escandalosa combinação de ódio e ignorância”. O Itamaraty foi contatado pela CNN para comentar a situação, mas até o momento, não retornou.
Este desdobramento ocorre no contexto de uma crescente tensão entre Israel e Brasil, exacerbada por falas do ex-presidente Lula criticando duramente a postura de Israel perante os palestinos. O resultado desta reunião pode ser determinante para as futuras relações entre os dois países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)