Israel libertará 110 prisioneiros em troca de três reféns
Três terroristas palestinos estão entre os prisioneiros a serem soltos por Israel em troca de reféns
![Israel libertará 110 prisioneiros em troca de três reféns](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2025/01/GiQxKthacAAtXK_.jpeg)
Três terroristas estão entre os 110 prisioneiros a serem soltos por Israel, em troca de três reféns israelenses e cinco tailandeses que serão libertados pelo Hamas nesta quinta-feira, 30.
Segundo a mídia local, Zakaria Zubeidi, Mahmoud Atallah e Ahmed Barghouti fazem parte da lista entregue ao exército israelense.
Em Jenin, Zubeidi liderou dezenas de ataques das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa e escapou da prisão de Gilboa, em 2021.
Atallah cumpre pena por assassinar uma mulher palestina suspeita de colaborar com informações às autoridades israelenses. Em setembro do ano passado, o terrorista foi indiciado por assédio sexual a guardas mulheres em Gilboa.
Barghouti, um ex-oficial do Fatah, a maior facção política da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), recebeu 13 sentenças de prisão perpétua por executar uma série de ataques terroristas durante a Segunda Intifada, que deixou 12 israelenses mortos.
Do total, 33 prisioneiros estão cumprindo penas perpétuas por homicídios e 47 cumprem longas sentenças. Os outros 30 palestinos a serem libertados incluem mulheres e menores.
Reféns israelenses
Autoridades israelenses divulgaram nesta quarta-feira, 29, os nomes dos próximos reféns que serão libertados pelo Hamas.
São eles: Arbel Yehoud, 29, Agam Berger, 19, e Gadi Moshe Moses, 80.
As famílias dos três reféns foram notificadas.
A libertação está prevista para ocorrer na quinta-feira, 30.
Além deles, cinco reféns tailandeses serão libertados pelo Hamas amanhã.
Segundo a imprensa israelense, há oito tailandeses, um nepalês e um tanzaniano entre os reféns mantidos pelo grupo terrorista em Gaza.
Contudo, três deles já foram declarados mortos: dois dos cidadãos tailandeses e o tanzaniano.
Em nota, o Fórum de Famílias de Reféns afirmou que recebe com satisfação as notícias sobre a libertação de Arbel Yehoud, Agam Berger e Gadi Moses, juntamente com cinco cidadãos tailandeses, após 482 dias em cativeiro pelo Hamas.
“Uma nação inteira lutou por eles e aguarda ansiosamente seu tão esperado retorno ao abraço de suas famílias. Temos tanto o dever sagrado quanto o direito moral de trazer todos os nossos irmãos e irmãs para casa.
Não desistiremos ou pararemos em nenhum estágio até que todos os reféns retornem para casa – até o último – os vivos para reabilitação e os mortos para um enterro adequado.”
Leia mais: Hamas indica que oito dos próximos 26 reféns a serem libertados estão mortos
Leia mais: “Os próximos reféns que serão libertados pelo Hamas”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
30.01.2025 00:17É muito estranha essa desproporção!