Israel divulga lista inicial de prisioneiros que podem ser soltos
O governo israelense divulgou, nesta quarta-feira, 22, uma lista de prisioneiros, muitos deles terroristas, que está disposto a trocar pelos civis sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro...
O governo israelense divulgou, nesta quarta-feira, 22, uma lista de prisioneiros, muitos deles terroristas, que está disposto a trocar pelos civis sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro.
Entre eles, a palestina Israa Jaabis (foto, ao centro), que ficou famosa em 2015 ao tentar um malsucedido ataque suicida com carro-bomba na Cisjordânia. Ao ser parada pela policial israelense Moshe Chen, teria gritado “Allahu Akbar”(“Deus é grande”) e detonado os explosivos.
A policial Moshe Chen foi gravemente ferida no incidente, tendo queimaduras no rosto e no tórax. Israa Jaabis ficou com a face deformada. Sua defesa negou que ela tentasse realizar um ataque terrorista, alegando que era depressiva e estaria tentando o suicídio pela terceira vez, mas sem a intenção de machucar outras pessoas, o que foi desmentido no processo.
Israa Jaabis chegou a ter um pedido de cirurgia plástica negado, o que também repercutiu bastante na imprensa local na época. A policial Moshe Chen entrou na discussão, pedindo para que a solicitação do procedimento estético fosse recusada. Todo o caso foi retratado no documentário israelense Advocate (2019), vencedor do prêmio Emmy, o “Oscar” na TV mundial.
Leia mais:
Israel aprova 4 dias de “pausa no combate” em troca de 50 reféns
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)