Israel considera “muito provável” que bombardeio tenha matado três reféns
Em dezembro, o Exército israelense recuperou os restos mortais dos soldados Nik Beizer e Ron Sherman, e do franco-israelense Elia Toledano
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram neste domingo, 15 de setembro, ser “muito provável” que três reféns tenham sido mortos em novembro como resultado de um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, embora a causa exata da morte ainda seja desconhecida.
O Exército de Israel recuperou em dezembro os restos mortais dos soldados Nik Beizer e Ron Sherman, e do franco-israelense Elia Toledano.
Em 10 de novembro de 2023, as FDI realizaram um ataque aéreo perto do local onde, posteriormente, os corpos foram encontrados. O bombardeio tinha como alvo o comandante da Brigada do Norte de Gaza do Hamas, Ahmed Ghandour, que estava escondido em um túnel em Jabaliya.
“As descobertas da investigação sugerem que os três, com alta probabilidade, foram mortos” em consequência do ataque aéreo das FDI.
“A investigação indica que os três reféns estavam detidos em um complexo subterrâneo de onde Ghandour operava”, diz o comunicado, acrescentando que “essa é uma estimativa altamente provável, mas não é possível determinar com certeza as circunstâncias das mortes”.
As FDI não detalharam como os reféns podem ter morrido. Membros da família acreditam que os três tenham sufocado ou morrido por envenenamento por dióxido de carbono dentro do túnel.
O Exército israelense, porém, afirmou apenas que eles provavelmente foram mortos indiretamente pelo ataque em Ghandour com base nos locais onde os corpos foram encontrados.
Em 14 de dezembro, os corpos de Sherman, Beizer e Toledano foram encontrados por tropas na rede de túneis em Jabaliya e levados de volta a Israel para o enterro.
Um vídeo divulgado pelo Hamas uma semana depois de as FDI encontrarem os corpos dos reféns mostra os cadáveres. Na gravação o grupo terrorista alega que eles foram mortos em um ataque aéreo.
Leia também: Israel elimina terrorista filmado em ato cruel de 7 de outubro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)