Israel conclui investigação sobre morte dos sete inocentes de ONG
Forças de Defesa de Israel admitem erro na operação que resultou na morte de sete membros da World Central Kitchen em Gaza
As Forças de Defesa de Israel tornaram públicas nesta sexta-feira, 5, as conclusões da investigação sobre um ataque aéreo que, na semana passada, provocou a morte de sete funcionários da organização humanitária World Central Kitchen (WCK).
A análise, chefiada pelo por Yoav Har-Even, foi inicialmente apresentada ao chefe do Estado-Maior Geral das FDI, Herzi Halevi, na quinta-feira, 4. Seguindo a apresentação aos líderes das FDI, Har-Even também compartilhou as descobertas com representantes da WCK, reiterando o profundo pesar das FDI pelo ocorrido e destacando as medidas corretivas adotadas. Os detalhes da investigação foram igualmente explanados em sessões informativas destinadas a embaixadores internacionais e profissionais de mídia.
O incidente, ocorrido no 1º de abril de 2024, desenrolou-se durante uma missão de transporte de ajuda humanitária da WCK para a Faixa de Gaza. A tragédia se originou quando as forças israelenses identificaram erroneamente atiradores em um dos caminhões de ajuda, o que levou a uma cadeia de equívocos culminando na decisão de atacar os veículos da WCK. Este ataque, baseado na classificação errônea dos veículos como portadores de terroristas do Hamas, constituiu uma grave violação dos protocolos e diretrizes operacionais das FDI.
O relatório aponta que o ataque foi um erro significativo decorrente de falhas na identificação, erros decisórios e ações contrárias aos procedimentos padrão das FDI. Como consequência, ações disciplinares foram determinadas: o comandante de apoio de fogo da brigada e o chefe de gabinete da brigada serão exonerados de suas funções, enquanto o comandante da brigada e o da Divisão 162 receberão reprimendas formais. Além disso, o comandante do Comando Sul será formalmente repreendido devido à sua responsabilidade geral no incidente.
Reafirmando seu compromisso com a segurança e o apoio às operações humanitárias internacionais, as FDI expressam suas condolências às famílias dos falecidos e à organização WCK. Enfatizando a importância da atuação contra a organização terrorista Hamas e a aderência aos valores das FDI, às leis de guerra e à proteção de civis, as Forças de Defesa de Israel comprometem-se a integrar as lições aprendidas com este trágico evento em suas futuras operações.
Organização humanitária anuncia suspensão imediata de operações após ataque das FDI
A World Central Kitchen (WCK) anunciou com profunda tristeza a morte de sete de seus membros de equipe em um ataque das Forças de Defesa de Israel (FDI) na Faixa de Gaza. O incidente ocorreu quando o grupo se deslocava em uma zona de conflito, em dois carros blindados identificados com o logotipo da WCK e um veículo não blindado, mesmo após coordenar seus movimentos com as FDI. O ataque aconteceu quando o comboio deixava o armazém de Deir al-Balah, onde haviam descarregado mais de 100 toneladas de ajuda alimentar humanitária trazida a Gaza por via marítima.
Erin Gore, CEO da World Central Kitchen, classificou a tragédia como “um ataque não apenas contra a WCK, mas contra organizações humanitárias que atuam nas situações mais críticas onde a comida é usada como arma de guerra”, descrevendo o ocorrido como imperdoável. As vítimas incluíam cidadãos da Austrália, Polônia, Reino Unido, um cidadão duplo dos EUA e Canadá, e da Palestina.
Erin expressou estar “desolada e horrorizada” com a perda de vidas tão preciosas, destacando o amor e a determinação das vítimas em provar que a humanidade prevalece acima de tudo. O impacto que deixaram nas vidas de incontáveis pessoas será eternamente lembrado e valorizado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)