Israel anuncia resposta a Macron após veto em feira naval
Em junho, o governo francês tomou decisão semelhante ao excluir empresas israelenses de outra feira
O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, anunciou neste domingo, 20, o início de “ações legais e diplomáticas” contra a decisão do presidente francês, Emmanuel Macron (foto), de vetar a participação de empresas israelenses em uma feira da indústria de defesa naval.
A Euronaval ocorre entre 4 e 7 de novembro, e deve reunir cerca de 500 empresas.
“O boicote, pela segunda vez, às empresas israelenses, por meio da imposição de condições inaceitáveis, é uma medida antidemocrática que também é inaceitável, especialmente entre nações amigas”, escreveu Katz no X.
Em junho, o governo francês tomou uma decisão semelhante ao excluir empresas israelenses de outra feira, a Eurosatory 2024. Na ocasião, o Ministério das Forças Armadas afirmou que “não havia condições” de receber fabricantes de armas israelenses.
A relação tensa entre Macron e o governo israelense endureceu ainda mais na última terça-feira, 15 de outubro, em uma discussão que se concentrou no papel da ONU na criação do Estado de Israel.
“Senhor Netanyahu não deve esquecer que o seu país foi criado por uma decisão da ONU”, disse Macron durante o Conselho de Ministros. “E, portanto, este não é o momento de nos afastarmos das decisões da ONU”, acrescentou, dirigindo-se ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Netanyahu X Macron
As trocas de farpas ocorre em um momento em que a França apela insistentemente por um cessar-fogo tanto em Gaza quanto no Líbano.
Em 5 de outubro, o presidente francês fez um apelo dirigido principalmente aos Estados Unidos para interromper o fornecimento de armas.
“Vergonha!”, rebateu o primeiro-ministro israelense em um vídeo, dizendo que “todos os países civilizados deveriam permanecer firmemente ao lado de Israel” que “está lutando contra as forças da barbárie lideradas pelo Irã”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)