Islândia: vulcão se acalma, mas segue alerta
As autoridades da Islândia informaram que o vulcão em erupção no sul do país desde domingo, 14 de janeiro, diminuiu a atividade, mas...
As autoridades da Islândia informaram que o vulcão em erupção no sul do país desde domingo, 14 de janeiro, diminuiu a atividade, mas a situação segue em alerta.
Na noite de segunda-feira, 15, o Gabinete Meteorológico da Islândia afirmou que novas fissuras ainda podem aparecer inesperadamente e, portanto, a região deve permanecer em alerta.
Em sinal de diminuição de atividade, imagens de satélite divulgadas nesta terça-feira, 16, deixaram de mostrar rochas derretidas submergindo, algo que era visto até então.
Vulcão deixou sul da Islândia em alerta
A península de Reykjanes tem sido afetada por uma série de terremotos desde outubro, com a intensidade dos tremores aumentando ao longo dos dias. A cidade de Grindavik, localizada a apenas 54 km da capital, Reykjavik, sofreu danos significativos em seus imóveis e ruas, deixando-a cheia de rachaduras.
No entanto, no final de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades reduziram o nível de risco que o vulcão representava para a cidade e permitiram que os moradores retornassem para buscar seus pertences.
A Islândia está localizada sobre um limite de placa tectônica que se divide, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. Abaixo dessa área, há uma região mais quente que o magma circundante, causando o derretimento e afinamento da crosta terrestre. Essa é a razão pela qual a Islândia abriga 32 vulcões ativos.
A península de Reykjanes, próxima à capital Reiquiavique, é conhecida por ser uma área vulcânica e sísmica. Em março de 2021, fontes de lava irromperam de uma fissura no solo, medindo entre 500 e 750 metros de comprimento, no sistema vulcânico Fagradalsfjall da região.
Consequências da erupção vulcânica
Em meio ao caos, o spa geotérmico Blue Lagoon, um dos principais pontos turísticos da Islândia, anunciou o fechamento de suas atividades em seu site oficial devido à erupção. Apesar do incidente, não houve registro de lesões ou fatalidades.
A Islândia é um país com alta atividade sísmica e vulcânica, por estar localizado em uma zona de rift, onde as placas tectônicas norte-americana e eurasia se separam. Graças à sua proximidade com o Círculo Polar Ártico, a Islândia possui uma intensa atividade geotérmica, que também é uma fonte importante de energia para o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)