Irã veta candidatura presidencial de Ahmadinejad
As autoridades do Irã vetaram a nova candidatura presidencial do populista Mahmoud Ahmadinejad, que governou o país de 2005 a 2013, informam as agências internacionais...
As autoridades do Irã vetaram a nova candidatura presidencial do populista Mahmoud Ahmadinejad, que governou o país de 2005 a 2013, informam as agências internacionais.
O Conselho de Guardiões da Constituição, que aprova os candidatos à Presidência, também rejeitou as candidaturas do vice-presidente Eshaq Jahangiri —reformista e aliado do atual presidente, Hassan Rouhani— e de Ali Larijani, ex-chefe do Parlamento e conselheiro do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
Com a escolha do conselho, o favorito nas eleições de 18 de junho é o chefe linha-dura do Judiciário, o conservador Ebrahim Raisi, que obteve 38% dos votos na eleição de 2017 e também é próximo de Khamenei.
A exclusão de candidatos, porém, pode afetar o comparecimento às urnas. A Folha registra que as eleições parlamentares de 2020 tiveram o comparecimento de 42%, o menor desde a Revolução Islâmica de 1979.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)