Irã reconhece “danos limitados” e confirma duas mortes
Forças de Defesa de Israel afirmaram ter concluído ataques aéreos contra o Irã
O ataque retaliatório de Israel contra o Irã, na noite desta sexta-feira, 25, deixou ao menos dois soldados mortos, segundo a agência estatal Irna.
“O Exército da República Islâmica do Irã, ao defender a segurança do país e proteger o povo , sacrificou dois dos seus combatentes durante o ataque do regime criminoso”, diz comunicado divulgado neste sábado, 26.
De acordo com Teerã, os danos a bases militares foram limitados. O regime iraniano não informou, porém, quais tipos de danos sofreu.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Irã prometeu responder aos ataques.
“O Irã, com base no direito inerente à autodefesa, considera-se autorizado e obrigado a se defender contra atos estrangeiros de agressão”, diz a nota do ministério, que descreve Israel como o “principal instigador” da instabilidade na região.
Israel conclui resposta a ataques do Irã
Israel afirmou na madrugada deste sábado que concluiu os ataques aéreos contra o Irã.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, publicou vídeo no X às 0h15 do Brasil (6h15 no horário israelense) deste sábado, 26, com o seguinte comunicado:
“Posso confirmar agora que concluímos a resposta israelense aos ataques do Irã contra Israel. Realizamos ataques direcionados e precisos em alvos militares no Irã, evitando ameaças imediatas a Israel. As Forças de Defesa de Israel cumpriram sua missão. Se o regime do Irã cometer o erro de iniciar uma nova escalada, seremos obrigados a responder. Nossa mensagem é clara. Quem ameaçar o Estado de Israel e tentar ampliar o conflito na região pagará um alto preço. Mostramos hoje nossa capacidade e determinação de agir decisivamente, e estamos preparados, no ataque e na defesa, para defender o Estado de Israel e seu povo.”
Retaliação
As Forças de Defesa de Israel (FDI) começaram a bombardear o Irã na noite de sexta-feira, 25.
Em comunicado, os militares israelenses afirmaram ter realizado “ataques precisos” contra alvos militares iranianos, em resposta a “meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel”.
“O regime do Irã e seus representantes na região têm atacado Israel implacavelmente desde 7 de outubro – em sete frentes –, incluindo ataques diretos a partir de solo iraniano”, dizem os militares.
“Como qualquer outro país soberano do mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder”, acrescenta a nota.
As FDI afirmaram ainda que suas “capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas” e que “farão tudo o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que os ataques foram contra alvos militares específicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)