Irã fornecendo arsenais de armas aos Houthis, revela relatório de inteligência dos EUA
Descubra como o Irã está abastecendo os Houthis com armamento.
De acordo com um novo relatório publicado pela Agência de Inteligência de Defesa (DIA) dos Estados Unidos, o Irã tem fornecido aos Houthis um “arsenal diversificado” de armas, incluindo mísseis balísticos de curto e médio alcance e mísseis de cruzeiro, desde 2015.
Interceptação de navios iranianos
O relatório revela que, entre 2015 e 2023, os EUA e seus parceiros interditaram pelo menos 18 navios iranianos que tentavam contrabandear armas para os Houthis. Essas remessas continham componentes de mísseis balísticos, drones e mísseis guiados antitanque, além de milhares de rifles de assalto.
Os mísseis Houthi
O relatório da DIA aponta que os Houthis têm usado o míssil balístico anti-navio Asif contra rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho e no Golfo de Omã desde o final de novembro. O Asif tem um alcance declarado de cerca de 400 quilômetros e uma carga útil de mais de 450 quilogramas, sendo quase idêntico ao míssil anti-navio Fateh-110 do Irã.
Similitude entre mísseis Houthi e iranianos
Além disso, o relatório destaca que o Quds-4, um míssil de cruzeiro Houthi de ataque terrestre, é um derivado do míssil Paveh do Irã. Ambos compartilham características semelhantes, incluindo motor, aletas traseiras e propulsor.
As análises do relatório indicam que os Houthis utilizaram os mísseis Quds para atacar Israel, e os destroços do míssil Houthi em outubro do ano passado correspondem aos destroços de um míssil iraniano disparado contra a Arábia Saudita em 2019.
As características “quase idênticas” entre o míssil terra-ar Saqr dos Houthis e o míssil 358 do Irã também foram notadas pelo relatório. Os Houthis têm usado o míssil Saqr para atacar drones americanos perto do Iémen e no Golfo de Omã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)