Investigação sobre queda de avião da Latam: movimento de assento é principal suspeito
A investigação sobre o voo da Latam que despencou repentinamente coloca o movimento de um assento na cabine de comando como foco principal.
A investigação sobre o voo da Latam que despencou repentinamente e resultou em mais de 50 pessoas feridas na Nova Zelândia, coloca o movimento de um assento na cabine de comando como foco principal. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (13) pela publicação especializada em aviação, Air Current.
O incidente
O avião, um Boeing 787-9 que saiu de Sydney com destino a Auckland, teve uma queda abrupta antes de estabilizar. O incidente levou os passageiros a serem atirados pela cabine. Segundo a reportagem do Air Current, um funcionário sênior de segurança da Latam indicou que o movimento do assento foi “induzido pelo piloto, não intencionalmente”.
Queda abrupta relacionada ao movimento do assento
De acordo com informações da publicação, o movimento do assento teria provocado o ângulo do nariz do avião para baixo. No entanto, a possibilidade de um curto-circuito também está sendo investigada.
É esperado que a Boeing, fabricante do avião, divulgue uma mensagem para os operadores do modelo 787 sobre o incidente, sugerindo que um problema em toda a frota poderia estar envolvido.
Processo de investigação segue em andamento
O regulador de aviação do Chile, que lidera a investigação, afirmou que o processo “acabou de começar” e que seus investigadores chegaram à Nova Zelândia. A Latam alegou estar trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e classificou como “inapropriado” comentar especulações que circulam.
A companhia aérea, com sede no Chile, tinha um voo programado para Santiago após a escala em Auckland.
A busca por respostas
Até o momento, a causa da mudança repentina na trajetória do voo não foi explicada. Especialistas em segurança afirmam que a maioria dos acidentes aéreos é causada por uma combinação de fatores que precisam ser examinados em detalhes.
A Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte da Nova Zelândia anunciou que apreendeu o gravador de voz da cabine e o gravador de dados do voo, que poderão fornecer informações importantes sobre as conversas entre os pilotos antes do acidente e detalhes sobre o movimento do avião.
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