Inquérito para impeachment de Trump pode ser aberto hoje
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou que pode abrir formalmente, ainda hoje, um inquérito para um eventual processo de impeachment contra Donald Trump, informam os principais jornais e emissoras de TV americanas...
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou que pode abrir formalmente, ainda hoje, um inquérito para um eventual processo de impeachment contra Donald Trump, informam os principais jornais e emissoras de TV americanas.
Trump é acusado pelos democratas de ter pressionado o governo da Ucrânia para investigar Hunter Biden — filho de Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA e um dos pré-candidatos à corrida pela Casa Branca em 2020 –, que fez parte do conselho de uma empresa de gás ucraniana.
“Eu sempre disse que, assim que tivéssemos os fatos, estaríamos prontos [para abrir o processo de impeachment]. Agora nós temos os fatos e estamos prontos”, afirmou Pelosi durante uma palestra em Washington.
Segundo o Washington Post, o anúncio formal de abertura do inquérito deve ser feito até o início da noite. Já o New York Times diz que Pelosi deve criar uma comissão especial destinada a analisar as relações entre Trump e a Ucrânia — o que poderia criar as bases para o pedido de impeachment.
Analistas da imprensa americana dizem que as chances de Trump ser afastado são mínimas, pois não há votos suficientes para tirá-lo do poder neste momento. A aposta dos democratas seria abrir o processo e tentar desgastar o presidente americano a pouco mais de um ano das eleições presidenciais.
Esta não é a primeira vez que os democratas falam em abrir um processo de impeachment contra Trump. A iniciativa fracassou em todas as oportunidades anteriores — mas nunca havia contado com o apoio explícito da presidente da Câmara, que se mantinha cética em relação ao tema.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)