Indonésia investiga pilotos da Batik Air que adormeceram durante voo
Investigação em andamento sobre pilotos da Batik Air que adormeceram durante o voo Indonésia-Jacarta.
O Ministério dos Transportes da Indonésia anunciou que iniciará uma investigação após o relato de que dois pilotos da companhia aérea Batik Air teriam dormido durante um recente voo. De acordo com o diretor-geral de aviação civil do ministério, M Kristi Endah Murni, a decisão veio após um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT).
O que ocorreu durante o voo?
O relatório detalha que o piloto e o co-piloto da aeronave teriam dormido simultaneamente por 28 minutos durante o voo que saiu de Kendari, no sudeste da Província de Sulawesi, rumo à capital Jacarta, ocorrido em 25 de janeiro. O adormecimento dos pilotos teria ocasionado erros de navegação, já que o trajeto feito pela aeronave não era o correto.
No entanto, nenhuma pessoa a bordo ficou ferida durante a ocorrência. O voo, que tinha 153 passageiros e quatro tripulantes, também pousou com sucesso em Jacarta, após 2 horas e 35 minutos e não foram relatados danos à aeronave.
Preparação dos pilotos antes do voo
Antes do início da jornada, o co-piloto relatou que não teve tempo suficiente para descansar. Durante o voo anterior à ocorrência, o profissional dormiu por cerca de 30 minutos. No entanto, após decolar de Kendari e atingir a altitude de cruzeiro, o piloto pediu permissão ao co-piloto para descansar e este assumiu o controle da aeronave. Nesse momento, o co-piloto adormeceu e o piloto, ao acordar, percebeu que o avião estava fora da rota correta.
Consequências do incidente
Após o incidente, o Ministério dos Transportes da Indonésia anunciou que vai investigar e revisar a operação de voos noturnos no país, avaliando o gerenciamento de risco de fadiga para a Batik Air e outras operadoras aéreas.
A tripulação do voo BTK6723 também foi suspensa enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada do incidente. A agência de aviação civil da Indonésia também enviará um inspetor de voo autorizado para identificar as causas do ocorrido e recomendar medidas de mitigação aos operadores e supervisores de voo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)