Imprensa internacional repercute a posse de Lula
A posse de Lula para o terceiro mandato repercutiu na imprensa internacional neste domingo (1º)...
A posse de Lula para o terceiro mandato repercutiu na imprensa internacional neste domingo (1º).
A ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou aos Estados Unidos antes do fim do mandato, e a promessa de “reconstruir” o Brasil foram destaques em alguns dos principais veículos de imprensa do mundo.
O jornal norte-americano The Washington Post chamou a atenção para a tensão em Brasília e para a presença de apoiadores do ex-presidente em frente a quartéis.
“A ameaça de potencial violência não muito longe do Palácio do Planalto, onde Lula seria empossado para um terceiro mandato como presidente do país mais populoso da América Latina, foi um forte lembrete da divisão no país que ele agora tem a tarefa de governar”, publicou o jornal.
O também americano The New York Times lembrou a viagem de Bolsonaro para a casa do lutador José Aldo nos Estados Unidos.
“Enfrentando várias investigações de seu tempo no cargo, Bolsonaro voou para Orlando na noite de sexta-feira e planeja ficar na Flórida por pelo menos um mês”, disse o veículo.
Já o francês Le Monde ressaltou a trajetória de Lula, que volta ao poder após 12 anos.
A RTP, emissora pública de televisão de Portugal, e a Tass, agência estatal de notícias da Rússia, destacaram a quebra de protocolo de Lula ao explicar a origem da caneta utilizada para assinar a posse.
O britânico Guardian diz que Lula prometeu tirar o Brasil da era de “devastação, barbárie e ódio” de Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)